China Eastern Airlines recebeu o 7º jato COMAC C919

Aeronave de 164 assentos é a segunda de enorme pedido de 100 jatos. Transportadora estreará voo entre Pequim (Daxing) e Xi’an com o C919 a partir de agosto
O 7ª jato C919 entregue
O 7ª jato C919 entregue

A fabricante chinesa COMAC entregou o 7º jato comercial C919 para a China Eastern Airlines (CEA) nesta segunda-feira, 29 de julho. A aeronave pousou no Aeroporto Internacional de Shanghai Hongqiao após decolar do Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong, onde foi fabricada.

A aeronave de matrícula B-919H é a segunda de uma encomenda de 100 jatos fechada pela CEA em setembro do ano passado. Até aqui apenas ela opera o jato de fuselagem estreita com 164 assentos.

A segunda cliente a contar com C919 deverá ser a Air China, que fechou um pedido de uma centena de aviões no começo do ano.

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Apenas a China Eastern voa com o C919, mas isso deve mudar em breve
Apenas a China Eastern voa com o C919, mas isso deve mudar em breve

Ao comentar sobre a entrega da aeronave, a China Eastern Airlines também anunciou a ampliação dos voos com o C919. Entre elas está o inédito voo entre Pequim (Daxing) e Xi’an.

Atualmente o C919 voa a partir de Xangai para Chengdu, Pequim, Xi’an e Guangzhou.

Aeronave já afeta pedidos de Airbus e Boeing na China

A aeronave comercial chinesa é a mais avançada já desenvolvida no país e oferece um desempenho similar ao Boeing 737 e ao Airbus A320.

O C919 e o ARJ21 (VIA)
O C919 e o ARJ21 (VIA)

A despeito do projeto local, boa parte de seus componentes  é de origem ocidental como os aviônicos e os motores Leap-1C, fornecidos pela CFM.

Apenas nos últimos 10 meses, o C919 acumulou 300 pedidos firmes vindos das três maiores companhias aéreas chinesas, não por acaso estatais como a COMAC.

Apesar disso, já é notória a queda nos pedidos de aviões estrangeiros de fuselagem estreita entre clientes chinesas, sobretudo do 737 MAX, que há tempos não fecha qualquer acordo no país.

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