A nova geração de caça que equipará os porta-aviões da China deverá ser revelada ainda em 2021, garantiu Sun Cong, projetista-chefe dos caças J-15 e FC-31.
Em entrevista ao jornal estatal Global Times, Sun afirmou que “neste ano, será possíver ter boas notícias sobre o jato de combate baseado em porta-aviões de próxima geração”.
Embora não tenha revelado qualquer detalhe da aeronave, os rumores mais fortes indicam uma variante naval do caça stealth FC-31. Ilustrações mostrando o jato supersônico a bordo dos porta-aviões chineses surgiram durante o Zhuhai Airshow, que ocorre nesta semana.
Um dos principais executivos da AVIC, fabricante do FC-31, Zhou Guoqiang, afirmou que o caça é um elemento chave na família de aeronaves ’20’ e que inclui outro caça, o J-20, a aeronave de transporte Y-20 e o helicóptero utilitário Z-20.
O FC-31 é um caça desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corporation, subsidiária da AVIC. O projeto surgiu no final da década passada como um programa privado destinado à exportação.
O primeiro protótipo voou em 2012, mas a Shenyang passou vários anos revisando o projeto. A segunda aeronave de testes surgiu em 2016 com diversas mudanças nos estabilizadores horizontais, canopy e motores, mais potentes, entre outros itens.
Apesar do aprimoramento, o FC-31 não interessou à PLAAF (Força Aérea do Exército de Libertação do Povo). Mas o governo chinês viu no projeto uma oportunidade para produzir um caça ‘caseiro’ baseado em porta-aviões e que seja capaz de decolar por meio de catapulta.
A necessidade advém do novo porta-aviões da Marinha chinesa (PLAN), o “Tipo 003”, que terá uma configuração semelhante aos navios da classe Gerald Ford dos EUA, incluindo um sistema de lançamento de aeronaves eletromagnético.
Atualmente, a China utiliza o J-15, uma versão local do caça russo Su-33 e que decola por meio de rampa. Nesse cenário, uma variante naval do FC-31 parece de fato fazer muito sentido.