Se a entrada em serviço do jato comercial C919 dias atrás significou o fim do duopólio da Boeing e Airbus no segmento de 170 assentos, neste domingo (18) outro evento simbólico envolveu a COMAC, fabricante estatal chinesa: a entrega do primeiro jato regional ARJ21-700 para um cliente estrangeiro, a TransNusa, da Indonésia.
O ARJ21 é o primeiro jato comercial desenvolvido na China, embora tenha se baseado nos antigos MD-90 da Boeing. O modelo pode transportar cerca de 100 passageiros, mas na configuração adotada pela Transnusa foi equipado com 95 assentos.
A transportadora indonésia possui hoje apenas três Airbus A320, dois deles da versão Neo, e deve receber 30 ARJ21 até 2026. O interesse pelo avião da COMAC, no entanto, envolve a ambição chinesa indiretamente.
A TransNusa tem 49% de suas ações em mãos da Naga Pacific Holdings, que pertence em parte à CALC, empresa de leasing que adquiriu os ARJ21-700.
Apesar disso, trata-se de uma entrega simbólica já que até o momento as aeronaves comerciais chinesas têm sido mantidas com vendas em sua grande maioria para clientes do país.
Segundo a COMAC, “quase 100 aeronaves foram entregues e operadam em mais de 300 rotasde 100 cidades, com cerca de 5,6 milhões de passageiros transportados com segurança”.
Somente neste trimestre, a COMAC já entregou 12 ARJ21, sem contar o exemplar da TransNusa.
esse ai e ruim pra embraer ?
Mesa capacidade de passageiros só Embraer, o A220-100 já é bem maior…
Não faz nem cócegas, a Embraer é a melhor no setor e ganha novos clientes a cada mês
O perigo vem do Paraguay…sim,porque nada vem pronto da China,tudo e montado ali,incluindo muitos componentes dos carros brasileiros. Então nunca se sabe…kk