China mostra o caça J-20A com motores chineses em show aéreo

Aeronave stealth da Chengdu é equipada com os motores WS-10C em substituição aos Saturn AL-31F usados na variante original
Um caça J-20A que participado show aéreo de Zhuhai (Reprodução/Twitter)

A Força Aérea do Exército de Libertação do Povo (PLAAF em inglês) apresentou pela primeira vez ao público dois caças Chengdu J-20A nesta terça-feira (28), abertura do Zhuhai Airshow, na China.

A nova variante tem como diferença principal o uso de motores de fabricação doméstica, o WS-10C, no lugar dos Saturn AL-31F, originados da Rússia.

Primeiro caça stealth de 5ª geração chinês, o J-20 está em serviço desde 2018 e, segundo a imprensa do país, já conta com um esquadrão operacional do modelo J-20A desde julho.

A aeronave de grande porte é um equivalente ao F-22 Raptor, da USAF, mas ainda não atingiu o todas as metas do projeto. A Chengdu tem aprimorado o caça para oferecer um desempenho mais próximo do desejado pela PLAAF, mas o processo deve levar tempo.

O J-20 entrou em serviço em 2018 com motores de origem russa (Xinhua)

O motor WS-10C é considerado uma solução intermediária para o caça já que não dispõe de potência suficiente para que o J-20 possa realizar voos em supercruzeiro, acima da velocidade do som sem uso de pós-combustores. Essa capacidade, acredita-se, só será atingida com outro motor, o WS-15, em desenvolvimento pela Xian e que devem equipar a versão J-20B.

A despeito de considerar o J-20 pouco capaz, a Força Aérea dos EUA tem intensificado os treinamentos de seus pilotos para possíveis combates com caças stealth inimigos. Por conta disso até mesmo os F-117 foram retirados da aposentadoria para servirem como aviões agressores, simulando combates aéreos e ataques.

Total
0
Shares
1 comments
  1. Prezados, alguém sabe se esse caça tem empuxo vetorial? Agradeço por compartilharem o conhecimento e bom dia a todos

Comments are closed.

Previous Post
Boeing 787-9 da LATAM

LATAM Brasil realiza primeiro voo de certificação do Boeing 787-9

Next Post

Air France recebe seu primeiro Airbus A220-300

Related Posts
Total
0
Share