A AVIC (Aviation Industry Corporation of China) realizou o voo inaugural do drone cargueiro TP500 em 18 de junho. A aeronave não tripulada decolou de Jingmen, na província de Hubei, permanecendo em voo por cerca de 27 minutos.
O TP500 chama a atenção por sua aparência de aeronave tripulada tanto pelo desempenho quanto pelo porte. O UAV é capaz de transportar até 500 kg de carga paga em distâncias de cerca de 500 km – a autonomia máxima é de 1.800 km.
Outra característica da aeronave é a cauda articulada, que permite acesso ao compartimento de carga de forma mais prática.
O peso máximo de decolagem do TP500 é de 1.400 kg e sua estrutura é majoritariamente feita em material composto. O trem de pouso, fixo, sugere uma velocidade de cruzeiro baixa, mas o dado oficial não foi revelado ainda.
O TP500 foi exposto no ano passado em um show aéreo chinês e possui 11 metros de comprimento e de envergadura, dimensões um pouco menores que as de um Cessna Caravan.
A previsão de entrada em serviço é de 2024 e o TP500 poderá não só ser usado para transporte de pequenas cargas, mas também em missões militares como aeronave de reconhecimento.