Durante o Zhuhai Air Show 2024, a China revelou uma nova variante de seu helicóptero médio de emprego geral, o Z-20. Este modelo já está operacional na PLAN, sigla em inglês da Marinha do Exército de Libertação Popular.
O Harbin Z-20J é considerado um passo decisivo na direção de um helicóptero antissubmarino completo que, em teoria, teria capacidades semelhantes às do Sikorsky SH-60, hoje o helicóptero padrão da US Navy e também usado pela Marinha do Brasil.
Esta última variante é denominada Z-20F, segundo a Reuters, mas o Z-20J parece mesmo um helicóptero de emprego geral naval, já que não possui capacidades antissubmarino de fato, usando um radar no nariz e um FLIR sob o mesmo.
Aparentemente, ele se assemelha mais com os UH-12 Super Puma da Marinha do Brasil, por exemplo, o que indicaria sua atuação no transporte tático de fuzileiros navais, esclarecimento marítimo e busca e salvamento (SAR), especialmente nas operações aeronavais chinesas.
Estranhamente, enquanto a PLAN coloca nas águas do Mar da China inúmeros navios, entre eles escoltas avançadas e porta-aviões, a proteção destes parece em segundo plano.
Pelo rápido avanço da China em aviação militar, helicópteros como o Z-20F já deveriam estar em serviço, o que mostra que o país tem dificuldades em algumas áreas ou está delegando toda a atenção para determinados setores.
Collin Koh, especialista em segurança de Cingapura, comenta que o Z-8 é pesado demais para as novas escoltas chinesas. Já o Z-9 é muito leve para operar no convés de voo de navios chineses mais recentes. “O Z-20 é, portanto, a resposta”.