China revela nova versão do helicóptero Z-20 para aplicação naval

Modelo tem como proposta se aproximar do americano Sikorsky SH-60
Helicóptero Harbin Z-20J em solo e sem armamentos.

Durante o Zhuhai Air Show 2024, a China revelou uma nova variante de seu helicóptero médio de emprego geral, o Z-20. Este modelo já está operacional na PLAN, sigla em inglês da Marinha do Exército de Libertação Popular.

O Harbin Z-20J é considerado um passo decisivo na direção de um helicóptero antissubmarino completo que, em teoria, teria capacidades semelhantes às do Sikorsky SH-60, hoje o helicóptero padrão da US Navy e também usado pela Marinha do Brasil.

Esta última variante é denominada Z-20F, segundo a Reuters, mas o Z-20J parece mesmo um helicóptero de emprego geral naval, já que não possui capacidades antissubmarino de fato, usando um radar no nariz e um FLIR sob o mesmo.

Um Harbin Z-20J durante voo na China. Aeronave será empregada em operações navais, mas ainda não é antissubmarino.

Aparentemente, ele se assemelha mais com os UH-12 Super Puma da Marinha do Brasil, por exemplo, o que indicaria sua atuação no transporte tático de fuzileiros navais, esclarecimento marítimo e busca e salvamento (SAR), especialmente nas operações aeronavais chinesas.

Estranhamente, enquanto a PLAN coloca nas águas do Mar da China inúmeros navios, entre eles escoltas avançadas e porta-aviões, a proteção destes parece em segundo plano.

Pelo rápido avanço da China em aviação militar, helicópteros como o Z-20F já deveriam estar em serviço, o que mostra que o país tem dificuldades em algumas áreas ou está delegando toda a atenção para determinados setores.

Collin Koh, especialista em segurança de Cingapura, comenta que o Z-8 é pesado demais para as novas escoltas chinesas. Já o Z-9 é muito leve para operar no convés de voo de navios chineses mais recentes. “O Z-20 é, portanto, a resposta”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
ATR 42-600S (ATR)

ATR desiste do ATR 42-600S, turboélice de decolagem e pouso curtos

Next Post
Executivos da Embraer, KLM e Aircastle com o jogador holandês Memphis Depay (centro)

Jogador Memphis Depay, do Corinthians, ‘entrega’ jatos Embraer para a KLM

Related Posts
Total
0
Share