O espanto com o surgimento da enorme aeronave furtiva (invisível aos radares) da Chengdu na quinta-feira, 26, não foi o único evento inusitado promovido pelo governo da China para demonstrar seu poderio aéreo.
A pouco mais de 2.000 km dali, em Shenyang, nordeste do país, um ritual semelhante proporcionou o primeiro avistamento de outro caça furtivo inédito, mas de menor porte.
Ao contrário do projeto surpreendente da Chengdu, que tem três motores e dimensões consideráveis, a aeronave atribuída à Shenyang Aircraft Corporation seria um bimotor sem cauda.
As imagens e vídeos foram menos generosos, o que impede uma observação mais assertiva, mas o jato parece ter estabilizadores horizontais ligeiramente inclinados para cima, como no protótipo YF-23 da Northrop.
As entradas de ar são estreitas e nas laterais da aeronave enquanto o trem de pouso mais simples reforça a impressão de ser um projeto mais leve – ele voou com um caça J-16 como ala.
Não está claro, contudo, se havia um cockpit, o que poderia indicar uma aeronave não tripulada. No entanto, essa hipótese parece pouco provável pelo fato de o protótipo ter voado sobre áreas urbanas.
Apesar de ter surgido nas redes sociais pouco depois, alguns relatos afirmam que a aeronave da Shenyang havia voado na semana passada.
Caça-bombardeiro furtivo supersônico
Em meio à nova revelação, mais imagens do suposto “J-36”, como alguns observadores chamaram o trijato da Chengdu, continuaram a surgir durante a quinta-feira, algumas delas de maior resolução.
As fotos trazem algumas certezas como a presença de três motores de fato assim como um grande compartimento interno de armamentos bem delineado na barriga da aeronave.
O trem de pouso principal em tandem parece ter sido uma solução para permitir levar mais armas volumosas internamente.
Se for confirmado como um avião furtivo de ataque, a China terá então um ativo inédito já que o jato da Chengdu reuniria características de baixa observação com grande capacidade de carga útil e velocidade supersônica.
Ao contrário, do H-20, o bombardeiro pesado chinês ainda inédito, o “J-36” teria como papel missões táticas enquanto a asa voadora da Xian seria uma aeronave subsônica, de longo alcance.
A aparição das duas aeronaves em 26 de dezembro não foi obra do acaso. Nesse dia nasceu Mao Zedong, fundador da República Popular da China.
Nada mais apropriado para passar uma mensagem do poderio aéreo do governo comunista do país.