Mais uma baixa no quadro de operadores do Airbus A380. A companhia aérea chinesa China Southern Airlines realizou no domingo (6) o último voo com o “Superjumbo”, no trecho entre Los Angeles e Guangzhou, marcando o fim da carreira do avião gigante no mercado chinês.
Com este último voo comercial do A380, a empresa chinesa junta-se à Air France, Thai Airways, Malaysia Airlines e à empresa de wet-lease Hi Fly, que já desistiram definitivamente do A380.
As companhias que ainda voam com o avião de dois andares da Airbus são a ANA, Asiana Airlines, British Airways, Emirates Airline, Etihad Airways, Korean Air, Lufthansa, Qantas Airways, Qatar Airways e Singapore Airlines.
ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS
Único cliente da aeronave no mercado chinês, a China Southern Airlines adquiriu cinco exemplares do maior avião de passageiros do mundo, das quais duas unidades já estão estocadas há meses no deserto de Mojave, nos EUA.
China Southern Airlines will retire its A380 fleet after today’s flight from Los Angeles to Guangzhou. At peak, China Southern operated a fleet of 5 Airbus A380s.https://t.co/2oHxaw6SRo pic.twitter.com/8x4XExddjH
— Flightradar24 (@flightradar24) November 7, 2022
A despeito de ser um avião histórico, a retirada do A380 pouco afeta a frota de longo curso da China Southern. A companhia chinesa conta ainda com 40 unidades do Airbus A330, 14 A350, 15 Boeing 777 e 27 modelos 787 Dreamliner.
Sem expectativa de conseguir novos clientes, a Airbus encerrou o programa A380 em dezembro do ano passado com a entrega do último exemplar da aeronave à Emirates Airlines, 14 anos após a introdução do modelo no mercado. Ao todo, o grupo europeu entregou 251 exemplares do enorme avião, um número bem abaixo das previsões originais – que apontavam uma demanda por mais de 1.000 aeronaves.