China voa imenso caça invisível de tecnologia avançada

Aeronave misteriosa pode ter três motores e foi captada em vários vídeos voando ao lado do caça Chengdu J-20
A lateral do jato furtivo revela uma entrada extra dos motores em cima da fuselagem além de trem de pouso duplo
A lateral do jato furtivo revela uma entrada extra dos motores em cima da fuselagem além de trem de pouso duplo (Redes sociais)

Um inédito jato de combate de 6ª geração foi visto em voo na China nesta quinta-feira, 26, revelando um projeto até então desconhecido no Ocidente.

Vários vídeos da enorme aeronave voando ao lado de um caça Chengdu J-20 de dois assentos circulam nas redes sociais, causando incredulidade e espanto.

O suposto caça furtivo possui características marcantes como entradas de ar laterais e também no dorso, o que pode significar uma aeronave de três motores.

Sem cauda, jato utiliza elevons similares ao B-2 Spirit para controle de rolagem (Redes sociais)

O jato de asa em forma de diamante não possui uma cauda convencional. Em vez disso, há superfícies verticais duplas de controle nas pontas das asas que funcionam de forma similar ao bombardeiro B-2 dos EUA.

O voo teria ocorrido próximo à sede da Chengdu, fabricante do J-20, e a aeronave misteriosa manteve o trem de pouso estendido, um procedimento comum em surtidas iniciais, em baixa velocidade.

A foto mais clara da misteriosa aeronave chinesa (Redes sociais)

Caça-bombardeiro?

Não está claro se o trijato é um caça de superioridade aérea ou um caça-bombardeiro furtivo em virtude das grandes dimensões e dos trens de pouso principais duplos em tandem, que lembram o jato russo Su-34.

Uma imagem lateral mostra uma carlinga curta, que indicaria uma aeronave de um assento apenas, o que não costuma ser comum em jatos de bombardeio.

O misterioso jato de combate chinês voa próximo a um caça J-20 de dois assentos (Redes sociais)

A China desenvolve há anos o H-20, um bombardeiro furtivo em formato de asa voadora, cuja apresentação foi cogitada em algumas ocasiões.

Mas o H-20, da fabricante Xian, seria uma aeronave maior, capaz de voos de longo alcance com uma carga útil bastante grande.

O voo em um ambiente urbano segue uma filosofia diferente da Força Aérea dos EUA (USAF), que prefere realizar testes de aeronaves altamente classficadas em bases aéreas remotas e com espaço aéreo controlado.

Como a China tem condições de fazer isso também, entende-se que o voo foi intencionalmente feito de dia para propagar seu feito.

É cedo para saber em qual estágio o novo avião de próxima geração chinês está, mas certamente trata-se de uma resposta inesperada aos esforços dos Estados Unidos em manter a dianteira em tecnologia de aeronaves de combate.

1 comment
  1. Bom dia..
    Para quem duvidava da capacidade chinesa de produzir aeronaves – e outros veículos e produtos também – isso é um grande sinal para uma mudança de paradigma. Como exemplo, é só lembrar da chegada dos primeiros carros made in china que chegaram ao país e a população criticava veementemente. Hoje, em pleno 2024, os carros chineses superam a maioria dos carros fabricados por aqui.
    Quando uma nação quer crescer e ser um player no mundo atual, e tem líderes empenhados para tal empreitada, ela investe e consegue….. mas outras nações apenas querem ser participantes do clube e não te lideres interessados em investir para estar no clube, e assim ficam apenas como participantes e dependentes.
    Abraços e boas festas de fim de ano a todos.

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