A carteira de pedidos da fabricante estatal chinesa COMAC pelo jato comercial C919 superou a marca de 1.000 aeronaves. Segundo a agência de notícias Yicai Global, empresas de arrendamento encomendaram um total de 300 unidades do novo avião chinês de passageiros, além de outros 30 jatos regionais ARJ21, em negociações realizadas durante o primeiro dia do show aéreo de Zhuhai, na China.
A identidade dos compradores e detalhes sobre os pedidos não foram revelados. A COMAC, por ora, também não se pronunciou oficialmente sobre as novas encomendas. No site da fabricante chinesa ainda constam números de pedidos desatualizados, com 815 encomendas de 28 clientes pelo C919 e 616 ordens de compra de 23 consumidores pelo ARJ21.
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Certificado recentemente pela agência de aviação chinesa para operar voos comerciais, o C919 participa pela primeira vez de uma exibição estática na China. O novo jato da COMAC é o projeto aeronáutico civil mais ambicioso já desenvolvido no país, concebido para competir com os tradicionais Airbus A320 e Boeing 737, que são os aviões comerciais mais vendidos do mundo.
Espera-se que a primeira entrega do C919 ocorra até o fim deste ano ou nos primeiros meses de 2023. O cliente de lançamento da aeronave será a China Eastern Airlines, uma das maiores empresas aéreas da China. Ao todo, a companhia chinesa tem um pedido firme por cinco aeronaves do tipo.
O ARJ21, por outro lado, já é um velho conhecido no mercado, mas com uma nova identidade. A aeronave, embora fabricada na China, é um projeto derivado do antigo MD-80 (ex-McDonnell Douglas, atual Boeing), que foi desenvolvido no final da década de 1970. Todavia, trata-se do primeiro jato de passageiros produzido em série na China e que já acumula mais de 70 unidades entregues a empresas chinesas desde 2016.
É cômico…. Chinesa COMAC (estatal) “recebe” mega pedido de 330 aeronavos do C919.. é quase 100% de certeza que são de empresas também estatais!!! Comédia!! Nem AirBus e nem Boeing receberam tantos pedidos de uma aeronave assim e que por tantos anos demorou ficar pronta!!
Exatamente, na verdade, quem encomenda é o partido comunista chinês.
Demorou tantos anos para ser desenvolvida porque não irão produzir uma aeronave que caia matando centenas de pessoas.
O povo tá bem doido o cara vem aqui pra falar sobre partido comunista, ahque ponto chegamos nos comentários.
Seria cômico, se não fosse trágico, ter tanta gente obtusa comentando na base da ignorância e argumentando com o fígado. Gente que não aprende a olhar pros lados e a ver com os olhos da isenção. A pandemia mostrou que, quando a coisa aperta, o capital corre pra mamar nas tetas do Governo e não da iniciativa privada. Não é, Boeing ? Não é, Airbus? Não foi verdade, Embraer, American Airlines, United, Latam, Azul, Gol e todas as outras, em maior ou menor escala?
Creio que serà um avião que se venderan apenas pra quela gente chegada a eles exceto para o japan.
Pouca inteligência nos comentários
Se as empresas brasileiras comprassem somente Embraer seria ruim?
Ninguém é mais capitalista doque o governo chinês, com o mercado dos BRICS sozinho, representando mais da metade do consumo global de viagens aérea, dá pra ver uma total alteração nos novos donos do mercado desse tipo de produto.
A Boeing já mostrou que não é competitiva, mesmo roubando os engenheiros da nossa competente Embraer, que foi salvo das garras do governo yankee, que poderia tirar a moribunda Boeing da cova.
O golpe que o TRUMP encomendou aos vira latas tupiniquins, contra o Brasil, incluía no pacote, a destruição da Petrobrás e a incorporação na mão grande, da nossa Embraer, com a ajuda dos golpistas e transferir todo parque industrial, com centros de pesquisas pros território dos gângsters TRUMP e Bannon.
Mas pra nossa sorte, a COVID e os maus produtos da pré falida Boeing, salvou a Embraer das garras desta, que se o ESTADO yankee não salvar, pode ser comprada pela Embraer ou pelos poderosos chineses, que vão tomar o comando do planeta.
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