A Saab divulgou hoje pelo Facebook um vídeo mostrando um teste estático do canhão BK27 que equipa o novo caça Gripen E e que futuramente também será disponibilizado ao Gripen F, a versão da aeronave para dois pilotos por hora encomendada somente pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Em pouco mais de um segundo, o canhão disparou 30 projéteis, informou a Saab. O armamento que pode ser empregado contra alvos aéreos e terrestres é produzido pela Mauser, uma divisão do grupo alemão Rheinmetall, um dos maiores fabricantes de canhões e fuzis do mundo.
Chumbo grosso!
O canhão BK27 tem o mesmo princípio do revolver, como o tradicional “38”. As munições, projeteis com dimensões semelhantes a de uma garrafa long-neck, são armazenadas em um tambor. A diferença é que a cada disparo o cartucho é rapidamente ejetado para fora do avião e um novo é recolocado. O modelo que será usado no Gripen E pode disparar até 1.700 tiros por minutos.
O conjunto do canhão alemão de 27 mm tem cerca de 2,30 metros de comprimento e pesa 100 kg, isso sem contar as munições. Cada projétil pesa aproximadamente 260 gramas – cada caça Gripen pode levar uma “cinta” com até 120 projéteis.
No mercado desde 1977 e com mais de três mil unidades produzidas (entre versões para uso em aviões, veículos blindados e embarcações) , o BK27 também é empregado nos caças Eurofighter e Panavia Tornado, além de versões mais antigas do Gripen. De acordo com o fabricante, os projéteis deixam o cano do canhão uma velocidade de saída de 1,1 km por segundo e têm alcance de até 4 km.
Sabia mais sobre as armas do Gripen E da FAB clicando aqui.
Veja mais: Força Aérea da Colômbia conclui modernização de seus Tucanos
Boa noite Thiago !
Talvez eu não tenha entendido, mas no texto está dito que o canhão dispara 1.700 tiros por minuto, mas o Gripen pode levar uma “cinta” com 120 projéteis ? Neste caso só poderia dar até 120 tiros e depois teria que aterrisar para recarregar ?
Oi Max! 1.700 disparos por minuto é a cadência de tiro do canhão BK2 e não a quantidade de projéteis que o caça transporta. Pegue por exemplo o caso da famosa pistola Glock: ela tem uma cadência de 1.200 tiros por minutos, mas o cartucho padrão comporta apenas 17 balas.
Pelas informações acima, esse canhão consome os 120 tiros em 4,2 segundos. Muito rápido.
Poderia ter um cistema suporte para 1700 munições
Só vai da uma rajada e depois orar
Até o momento não ouvi falarem sobre os testes do radar de varredura infravermelho (IRST) no nariz do Gripen E brasileiro. Alguém tem notícias?