A Força Aérea Brasileira (FAB) está nos preparativos finais para o Cruzex 2024, maior exercício militar operacional da América Latina, que ocorrerá na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, entre 3 de 15 de novembro.
E neste domingo, 13 de outubro, uma das principais estrelas do evento, chegou ao local, o caça Saab Gripen F-39E.
Na verdade, cinco dos oito jatos supersônicos já recebidos pela FAB, que fizeram uma passagem em formação pela cidade antes de pousar na base aérea (veja vídeo no final do texto).
No dia anterior, quatro caças F-5EM haviam chegado à Natal, assim como um turboélice C-105 Amazonas, de apoio.
Nas próximas semanas, no entanto, Natal testemunhará a visita de quase uma centena de aeronaves de 16 países, entre eles Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos.
Domínios cibernético e espacial
Segundo a FAB, estão previstas “mais de 1.500 horas de voo, com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo”.
A última edição do Cruzex ocorreu em 2018 e contou com a participação de várias aeronaves e países, incluindo a Suécia, Alemanha, França e Índia.
“Nesta edição, a Força Aérea Brasileira introduziu dois novos elementos em suas operações: os domínios cibernético e espacial”, explicou.
No primeiro, haverá exercícios simulados que expandem o treinamento ao integrar operações cibernéticas e aéreas, testando a segurança de sistemas críticos que dão suporte às atividades aeroespaciais.
No segundo caso, ocorrerão simulações realistas de eventos relacionados ao espaço que influenciam diretamente a tomada de decisões e, consequentemente, o curso de um conflito.