Um dos maiores nomes da aviação geral na atualidade, a Cirrus Aircraft, dos Estados Unidos, celebrou nesta semana a entrega da 9.000ª aeronave da série SR. Para marca a conquista, a fabricante anunciou o lançamento da “9.000ª Limited Edition” para os modelos SR20, SR22 e SR22T com pinturas e grafismos especiais e novas opções de acabamento interno.
As personalizações da versão limitada foi criada pelo estúdio Xi Design Studio, que já é um parceiro tradicional da Cirrus. Em fevereiro de 2021, na ocasião em fabricante comemorou a entrega de 8.000 monomotores da linha SR, o escritório de design também criou uma variante especial, a “8000 Limited Edition SR Series”.
“A série SR continua a mover pessoas, empresas e imaginações à medida que atingimos outro marco significativo de entrega”, disse Zean Nielsen, CEO da Cirrus Aircraft. “Nosso talentoso Xi Design Studio coletou inspiração através das lentes de nossos clientes e das viagens em todo o mundo e da liberdade que a aviação pessoal oferece. A 9.000ª entrega da Série SR significa que 9.000 proprietários estão vivendo a Cirrus Life habilitada pela aeronave de pistão de alto desempenho mais vendida na indústria por mais de duas décadas.”
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A nova versão limitada conta com quatro opções diferentes: Balos, Lava, Magma e Santorini. Em todos esses modelos, o número nove foi tematicamente integrado ao design visual dos aviões. O tema continua dentro da cabine com vários toques personalizados nos bancos e bordados.
Sucesso de vendas
O primeiro modelo da série SR da Cirrus Aircraft – o SR20 – foi entregue em 1999 e rapidamente se tornou um dos aviões mais vendidos no mundo todo. Nos anos seguintes, a empresa norte-americana expandiu a linha com os modelos SR22 e o SR22T. O produto mais recente da fabricante é o Vision Jet, o primeiro jato monomotor oferecido no mercado.
A Cirrus ganhou maior notoriedade no mercado de aviação geral depois de lançar o sistema CAPS (Cirrus Airframe Parachute System), o primeiro sistema de segurança de paraquedas de fuselagem certificado pela FAA (agência de aviação civil dos EUA), hoje incluído como item de série em todos os aviões da empresa.
A série SR foi o produto que catapultou a Cirrus no mercado global. Antes disso, a empresa, fundada em 1984 com o nome Cirrus Design, produzia somente aviões experimentais, que eram vendidos desmontados em kits que os proprietários podiam montar. Os produtos mais famosos dessa fase da fabricante foram o VK-30 e o ST50, ambos com motor pusher.
De acordo com dados da ANAC, existem 506 aeronaves da Cirrus registradas no Brasil.