Família de aviões com motor a pistão mais vendida no mundo por 18 anos consecutivos, a Série SR da Cirrus Aircraft está próxima de alcançar a marca de 8.000 unidades entregues. Para celebrar esse feito, a fabricante norte-americana anunciou no final de janeiro o lançamento da versão especial “8000 Limited Edition SR Series” baseada no modelo SR22T.
De acordo com Cirrus, a nova versão do monomotor é limitada em apenas oito aviões, que serão entregues aos compradores no decorrer deste ano. As aeronaves vêm com esquema de pintura e detalhes de interior exclusivos
“A Série SR tem uma história incrível de inovação, evolução e invenção”, disse Zean Nielsen, CEO da Cirrus Aircraft. “Nossa equipe tomou isso como inspiração para criar uma edição limitada que ultrapassa os limites do design da aeronave tradicional para refletir a energia e o entusiasmo de para onde vamos.”
A edição limitada do SR22T foi criada pelo Xi Design Studio, a equipe de personalização interna da Cirrus. Segundo a empresa, o visual da aeronave tem detalhes “inspirados em automóveis de luxo, acabamentos artesanais e personalização definida e inspirada pela imaginação do proprietário”.
Sucesso de vendas
O primeiro avião da série SR da Cirrus Aircraft – o SR20 – foi entregue em 1999 e rapidamente se tornou um dos aviões mais vendidos no mundo todo. Nos anos seguintes, a empresa norte-americana expandiu a linha com os modelos SR22 e o SR22T. O produto mais recente da fabricante é o Vision Jet, o primeiro jato monomotor oferecido no mercado.
Ainda este ano, a empresa diz que entregará sua 8.000ª aeronave da série SR e excederá 11 milhões de horas de voo em mais de 60 países ao redor do mundo. De acordo com dados da ANAC, existem 432 aeronaves da Cirrus registradas no Brasil.
A Cirrus ganhou maior notoriedade no mercado de aviação geral depois de lançar o sistema CAPS (Cirrus Airframe Parachute System), o primeiro sistema de segurança de paraquedas de fuselagem certificado pela FAA (agência de aviação civil dos EUA), hoje incluído como item de série em todos os aviões da empresa.
Veja mais: Breeze recebe primeiro jato Embraer E190