Fundada em 1993 para oferecer serviços entre o Aeroporto London City e Dublin, a CityJet já foi parceira da Virgin Atlantic e da Air France. Atualmente, a empresa possui um contrato com a SAS realizando voos para a companhia aérea escandinava com jatos CRJ900.
Nesta semana, o CEO da empresa, Pat Byrne, revelou em entrevista ao CH-Aviation que a CityJet adicionará jatos E190 e E195 à sua frota em 2022.
Segundo ele, há uma escassez de aeronaves CRJ900, produzidas pela Bombardier e que por isso os aviões da Embraer se mostraram uma opção atraente para o chamado serviço ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance, and Insurance).
Inicialmente, serão cinco E-Jets cujo os termos do acordo não foram revelados por Byrne. Eles se juntarão aos 20 CRJ900 operados atualmente e que podem ganhar a companhia de turboélices também.
A CityJet analisa operar os modelos ATR72 e Dash 8-400, mas o estudo ainda é preliminar.
O interesse da CityJet pelos E-Jets coincide com relatos da Scandinavian Airlines a respeito do interesse pela aeronave da Embraer. Não está claro, contudo, se as duas companhias aéreas pretendem estabelecer um acordo nesse sentido.
Operadora do SSJ100
A CityJet já teve em sua frota diversas aeronaves regionais, sobretudo o quadrimotor BAe 146/Avro RJ85. A empresa recebeu em 2016 sete jatos russos Sukhoi SuperJet 100, mas em 2019 os devolveu ao arrendador por falta de peças de reposição.
A CityJet já contou com várias aeronaves como o BAe 146 e o SSJ100