A companhia aérea malaia SKS Airways voltou a ter seus planos de operar jatos Embraer E195-E2 colocados em dúvida pela mídia da Malásia.
Nesta semana, o site The Edge Malaysia publicou uma reportagem em que afirma que o acordo de leasing para dez E195-E2 fechado com a Azorra pode ter sido cancelado.
Citando fontes, ele afirma que a arrendadora sediada nos Estados Unidos já teria oferecido as aeronaves a outros potenciais clientes.
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A mudança de planos da SKS envolveria os slots no Aeroporto de Subang, na capital Kuala Lumpur, que está sendo reformado para receber voos de jatos regionais.
Segundo o The Edge, a empresa aérea buscava ter 40 horários diários, mas teria obtido entre quatro a cinco slots, o que tornaria inviável o plano de operar o jato de 136 assentos.
Atualmente, a frota da SKS se resume a dois turboélices DHC-6 Twin Otter, que voam para ilhas turísticas da região.
De turboélices DHC-6 para jatos E2
A SKS Airways surgiu como novo cliente da Embraer em maio de 2023 quando assinou o contrato de leasing dos 10 E195-E2 com a Azorra. Na época, a empresa anunciou que planejava contar com as primeiras aeronaves em janeiro.
Em novembro do ano passado, no entanto, alguns veículos de mídia da Malásia relataram que a SKS passava por problemas financeiros e que não teria arcado com os compromissos de leasing das aeronaves.
A companhia aérea negou veementemente qualquer alegação afirmando que os pagamentos estavam em dia, mas que os E195-E2 só chegariam a partir do 2º trimestre de 2024.
Como mostramos, a Embraer não entregou até agora nenhum dos 10 aviões da SKS. Foram enviados aos clientes seis E195-E2 entre abril e junho, sendo quatro para a Porter Airlines, um para a Azul e um para a Binter.
Operações em Subang atrasadas
A reforma do Aeroporto de Subang tem levado mais tempo do que o previsto e o governo malaio prevê que as operações de aviões maiores tenham início no terceiro trimestre.
O The Edge, no entanto, aponta outra suposta dificuldade para a SKS, a necessidade de passar por uma nova certificação técnica pela Autoridade de Aviação Civil da Malásia.
O site malaio disse ter tentado ouvir a SKS, Embraer e Azorra, mas não houve resposta. Também enviamos questionamentos para a SKS Airways, porém, até a publicação deste artigo não recebemos qualquer retorno.