A companhia aérea de baixo custo SalamAir anunciou um pedido firme para seis jatos E195-E2 com a Embraer em outubro de 2022 e esperava receber a primeira aeronave no final de 2023. No entanto, até hoje nenhum desses jatos chegou ao Omã.
A empresa aérea sediada na cidade de Mascate, que hoje opera uma frota de Airbus A320 e A321 propulsionados por motores CFM Leap-1, esperava complementar essas aeronaves com o jato menor, configurado com 135 assentos em duas classes.
Mas mais uma vez o motor Pratt & Whitney GTF foi o pivô de um problema para a família de jatos E2.
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Além do extenso recall por que passa o turbofan e que tem mantido aeronaves como a família A320neo e o rival A220 no solo, o PW1000G também gerou desconfiança sobre sua operação em ambiente severos e poeirento como o Oriente Médio.
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Segundo declarações do chefe da divisão comercial, Arjan Meijer, a Embraer teria recomendado que a SalamAir espere por uma atualização preparada pela Pratt & Whitney no combustor do GTF antes de receber seus E195-E2, o que deve ocorrer por volta do final de 2026 e o começo de 2027.
Em resposta a um questionamento de AIRWAY, a Embraer confirmou ter concordado “com o cliente em postergar as entregas, pois eles operam os motores em um ambiente particularmente desafiador.”
Mais 10 jatos da família A320 até 2028
Além dos seis E195-E2 adquiridos, a empresa aérea tem outros seis jatos como opção de compra.
Em meio a indefinição sobre eles, a SalamAir anunciou em janeiro que busca arrendar mais 10 jatos da família A320 para serem recebidos nos próximos três anos.
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Atualmente, a frota é composta por seis A320neo e sete A321neo, mas outros dois A321neo serão recebido em 2025.
Com 50% das ações nas mãos do governo de Omã, a SalamAir tem visto sua demanda de passageiros crescer significativamente. Em 2024, foram transportados 3,2 milhões de passageiros, 20% mais do que em 2023.
O mercado de aeronaves aquecido e os gargalos na produção de novos jatos, no entanto, podem frustrar o desempenho da empresa nos próximos anos.