Aeronaves executivas ou monomotores privados seguem uma fórmula de design que funciona muito bem, mas fazem todos os aviões serem parecidos. Mas uma nova “ave” está surgindo para quebrar o gelo. O engenheiro aeronáutico francês David Loury fundou sua própria fábrica nos Estados Unidos, a Cobalt Aircraft, e projetou um avião bastante ousado, o Valkyrie Co50.
Descristo pelo projetista como um avião privado ou até para uso executivo, o modelo é diferente das aeronaves civis atuais em praticamente todos os pontos. A cauda tem estabilizadores em formato “V” e “cadards” na parte frontal, pequenas asas que também ajudam na estabilização da aeronave. Outro elemento que chama a atenção é o canopy totalmente envidraçado, o que segundo o fabricante proporciona um ângulo de visão de 320°.
O projeto de Loury ainda tem motor de 340 cv a gasolina na configuração “pusher”, montado na traseira da fusegelagem e com a hélice virada para trás, concepção muita rara na aviação comercial – um exemplo são os aviões da Piaggio. E parece funcionar bem: o monomotor alcança 480 km/h e pode voar a 7.600 metros de altitude.
Com esse desempenho, o Cobalt Valkyrie Co50 será o avião mais rápido do mundo em sua categoria, de aeronaves com motor a pistão e capacidade para quatro ocupantes. A fabricante ainda divulgou que o aparelho terá um alcance de até 1.945 km e um curioso sistema de emergência: em caso de pane ou perda de controle, o piloto poderá acionar um paraquedas balístico para frear a queda da aeronave e pousar na vertical em segurança.
A cabine de comando do monomotor também é das mais avançadas. Todos os instrumentos de voo ficam reunidos em telas digitais que podem ser controladas pelo toque e o comando da aeronave é por sidesticks. Já a fuselagem e as asas, de acordo com o fabricante, são fabricadas principalmente com materiais compostos, como fibra de carbono, o que faz o avião ser resistente e leve. Valkyrie pesa apenas 1.550 kg.
O Valkyrie já voa, mas ainda não foi homologado para entregas. A Cobalt Aircraft ainda está realizando uma série de voos com seis protótipos e a certificação da FAA, o órgão de administração federal de aviação dos EUA, é aguardada para meados de 2017.
Interessados no modelo, porém, já podem assinar o cheque e garantir o seu. O Valkyrie Co50, por incrível que pareça, pode ser comprado pela internet no site da Cobalt-Aircraft. Não só isso, há até uma promoção: os 50 primeiros pagarão US$ 699 mil pela aeronave, cerca de R$ 2,6 milhões, uma quantia razoável para um avião de alta performance e com estilo tão diferente.
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Olha se não fosse pela aerodinamica eu diria que está muito caro! e custa muito mesmo. Embora deva ser de facil manobrabilidade e não deve precisar de pista longa isto já facilita pousar em qualquer trecho de estrada caso tenha uma pane .Custo beneficio vale o investimento. Embora acredito tem um projeto de uma universidade de minas de um modelo que atinge alta velocidade e é monoplace turbo helice .Não é concorrente mais tem um design arrojado fruto da criatividade dos mineiros e acredito que tem as mesma caracteristicas facil manobras e facil posar em pistas curtas.Eu acredito que este modelo de minas gerais é mais barato embora não seja concorrente direto.