Dias depois de ver seu nome associado à Boeing e o jato 737 MAX 10, a Delta Air Lines recebeu seu primeiro A321neo, modelo de corredor único que mais tem atraído pedidos na Airbus.
A nova aeronave foi entregue pela fabricante europeia em Hamburgo, na Alemanha, e é a primeira de 26 unidades que serão enviadas para aos Estados Unidos ainda em 2022.
“A entrega de nosso primeiro A321neo ajuda a inaugurar a próxima era de serviço doméstico premium na Delta”, disse Mahendra Nair, vice-presidente sênior de frota da Delta. “Essas aeronaves não apenas oferecem a melhor experiência ao cliente do setor, mas esses aviões com baixo consumo de combustível demonstram ainda mais nosso compromisso com um futuro mais sustentável”.
Não é por menos que a Delta tem 155 pedidos do A321neo que serão recebidos até 2027. A empresa sediada em Atlanta, na Georgia, configurou a aeronave com 189 assentos, incluindo 20 na Primeira Classe “doméstica”, 42 lugares na Econômica “premium” e 132 poltronas na Econômica.
Segundo a companhia, todos os assentos dispõem de acesso ao Wi-Fi, bagageiros mais espaçosos, sistema de entretenimento e tomadas. A previsão é que o primeiro A321neo entre em serviço comercial em maio após treinamento dos tripulantes e equipes de terra.
Complemento de 737 MAX
Apesar de ter investido bastante em modelos da Airbus nos últimos anos, como o A220, o A330neo e o A350, a Delta Air Lines ainda mantém uma frota considerável de jatos da Boeing, entre eles 236 737-800 e 737-900ER.
Contudo, a Delta é a única das grandes empresas aéreas dos EUA (American, United e Southwest) que não encomendou o 737 MAX. É justamente por isso que a cogitada compra de até 100 unidades da aeronave desperta bastante expectativa após ser revelada nos últimos dias. Segundo a agência Reuters, boa parte do pedido envolve o 737 MAX 10, maior versão do jato, mas que não oferece a mesma capacidade do A321neo nem sua imensa autonomia.
Até o momento, Delta e Boeing negam os rumores.