Talvez o maior fracasso comercial da Airbus, o jato A318 está prestes a perder uma de suas duas únicas companhia aéreas operadoras, a Tarom.
A transportadora romena vendeu dois dos quatro jatos que tinha na frota para a empresa britânica 3TOP Aviation Services, que os desmontará e aproveitará os componentes em boas condições para revenda.
As aeronaves são os A318 número de série 2955 e 3220 e que estavam desativadas há alguns meses.
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Há ainda um único Airbus sendo usado com frequência pela Tarom, o YR-ASA, mas segundo a mídia romena a empresa já negociou também ele e outro avião estacionado.
A companhia aérea passa por restrições financeiras e tem reduzido sua operação, além de vender recentemente seus slots no Aeroporto de Heathrow, em Londres, para a Qatar Airways.
Baby Bus
Com o fim de carreira na frota da Tarom, apenas a Air France continuará voando com o A318, do qual tem seis aeronaves ativas, mas mesmo na empresa aérea o avião deve durar pouco, com a chegada de mais A220-300.
O A318, também conhecido como “Baby Bus”, foi a menor variante da família A320ceo, lançada pela Airbus para disputar mercado com jatos regionais.
No entanto, seu custo operacional sempre foi um problema devido ao peso elevado versus a capacidade pequena de passageiros.
Dos 80 aviões fabricados, 15 voaram no Brasil
Apenas 80 aeronaves foram produzidas e, a despeito de outros jatos da Airbus terem menos pedidos, o A318 supostamente deveria ter vendido muito em virtude do custo acessível.
“Avis rara”, o A318 teve uma carreira significativa no Brasil com a OceanAir (Avianca Brasil), que operou nada menos que 15 jatos.
O primeiro deles chegou ao país em abril de 2011 e os últimos três deram adeus em maio de 2019, alguns deles abandonados em aeroportos após a falência da companhia aérea.
Além da Air France, há exemplares voando com clientes executivos e governos. Apenas 21 A318 estariam ativos no mundo até outubro de 2024.