Com ajuda de tempestade, Boeing 747 da British Airways bate recorde de travessia do Atlântico

Fenômeno climático “Ciara” potencializou correntes de ar e fez vários voos entre Nova York e Londres chegarem mais cedo
O 747-400 G-CIVP que estabeleceu o recorde subsônico (Mark Harkin)
O 747-400 G-CIVP que estabeleceu o recorde subsônico (Mark Harkin)

A tempestade Ciara que atingiu o Reino Unido no fim de semana com ventos de até 90 km/h também ajudou alguns passageiros a chegarem mais cedo em casa. Segundo dados do FlightRadar 24, um Boeing 747-400 da British Airways bateu o recorde subsônico de travessia do Atlântico, entre Nova York (JFK) e Londres (Heathrow).

O voo BA 211 do sábado 8 de fevereiro, que deveria ter levado cerca de 6 horas e 15 minutos para chegar à capital britânica, cumpriu seu percurso em apenas 4 horas e 56 minutos. Até então, o recorde nessa rota era de um Boeing 787-9 da Norwegian Air que em janeiro de 2018 levou 5 horas e 13 minutos entre os aeroportos de Gatwick e JFK.

Não foi apenas o voo da BA que foi beneficiado pelo “empurrão” dos ventos de cauda. Um A350-1000 da Virgin Atlantic que fazia a mesma rota foi apenas um minuto mais demorado que o 747 da rival. Os dois aeroportos são separados por cerca de 5.550 km de distância e estão entre as rotas intercontinentais mais movimentadas do mundo.

O registro do voo BA 211 pelo Flight Radar 24 (Reprodução)

Concorde recordista

Mesmo com a ajuda do clima, nenhum desses voos subsônicos chegou perto da marca estabelecida pelo Concorde, que voou entre Londres e Nova York até novembro de 2003, quando foi aposentado.

O elegante jato supersônico bateu o recorde da travessia há exatos 24 anos quando cumpriu a rota Nova York-Londres em apenas 2 horas, 52 minutos e 59 segundos. Ou mais de 40% mais veloz que o Jumbo da mesma British Airways.

Um Concorde da British Airways detém o recorde de travessia do Atlântico com 2 horas e 53 minutos (BA)

Veja também: A única foto do Concorde em velocidade máxima

Previous Post

Fabricante italiana de helicópteros Leonardo vai instalar fábrica em Itapevi (SP)

Next Post

Versão de carga do Airbus A321 já desperta atenção do mercado

Related Posts