Um dos projetos mais promissores atualmente, o avião elétrico Alice mudou novamente. A Eviation, startup sediada nos Estados Unidos, divulgou uma nova configuração para a aeronave de nove lugares.
A maior mudança está no formato da fuselagem, que antes lembrava uma gota e agora é um tubo convencional, mas o Alice também ganhou asas maiores, uma nova cauda e compartimentos expandidos para baterias.
A Eviation, no entanto, não divulgou especificações técnicas, embora mantenha a mesma capacidade de passageiros.
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As novidades ocorrem meses após a chegada de um novo CEO à startup. O brasileiro Andre Stein, que era um dos líderes do projeto do eVTOL da Eve/Embraer, assumiu o comando da empresa em janeiro.
Aeronave conceitual
Em declarações à imprensa estrangeira, a Eviation afirmou que o protótipo do Alice, que realizou um único voo em setembro de 2022, era apenas uma aeronave conceitual.
Foi a segunda mudança de configuração promovida pela empresa, que surgiu em 2019 com um projeto de trem de pouso convencional, cauda em V e apenas um motor pusher.
Em 2021 o Alice ganhou formas mais tradicionais, com trem de pouso triciclo e dois motores instalados na cauda em T, apesar do desenho esguio e bastante elegante.
O novo projeto foi feito pela empresa de engenharia TLG Aerospace e traz como vantagens processos de fabricação e manutenção mais eficientes e baratos, além de permitir que a Eviation possa desenvolver variantes maiores do bimotor.
O interior, segundo disse Stein à AINOnline, foi redesenhado e mais otimizado para espaço, incluindo um bagageiro superior. As novas asas também permitirão um peso de decolagem maior, o que se reflete em mais baterias.
Vendas potenciais de US$ 5 bilhões
A atualização do projeto, no entanto, significa mais um atraso no programa, que originalmente deveria entregar as primeiras aeronaves em 2024.
Na época do voo inaugural, a empresa previu que os Alices começariam a ser entregues em 2027.
Desta vez, o novo CEO brasileiro preferiu não especificar uma data, apenas disse que acredita que a aeronave elétrica entrará em serviço até o final da década.
A Eviation, que foi fundada por empreendedores israelenses, é hoje controlada pelo Clermont Group, também dono da MagniX, que fornece os motores elétricos.
A empresa afirma ter cerca de US$ 5 bilhões em vendas potenciais do Alice, incluindo a DHL, que encomendou uma variante cargueira.