Os dois novos caças Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), que foram desembarcados no porto de Navegantes (SC) na última sexta-feira (5), seguiram ontem (9) voando diretamente para a Base Aérea de Anápolis (GO), onde estão lotados os primeiros jatos enviados da Suécia ao Brasil.
Com a chegada dos aparelhos, que receberam as matrículas FAB 4105 e FAB 4106, a FAB passa a contar com seis caças F-39E operacionais na frota. Esses aviões são conduzidos e mantidos por pilotos e técnicos do 1.° Grupo de Defesa Aérea (1.° GDA), o Esquadrão Jaguar.
A meia duzia de Gripen importados junta-se a outras cerca de 46 aeronaves a jato de ataque e interceptação disponíveis atualmente no Brasil. São eles em torno de 35 aeronaves supersônicas Northrop F-5EM Tiger II, versão modernizada pela Embraer, e 11 caças-bombardeiros A-1M, designação militar do Embraer AMX com o pacote de atualizações (desenvolvido pela Embraer).
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Os F-5EM estão distribuídos em três grupos de aviação de caça e defesa aérea da FAB. São eles o Esquadrão Jambock (1.º GAvCa) do Rio de Janeiro (RJ), Esquadrão Pampa (1º/14º GAv) de Canoas (RS), Esquadrão Pacau (1º/4º GAv) de Manaus (AM), além do Esquadrão Jaguar, que voa hoje uma frota combinada de jatos Tiger II e Gripen. Os A-1M estão todos concentrados em Santa Maria (RS), com o Esquadrão Poker (1º/10º GAv).
Frota de caças em renovação
Multitarefa, os F-39E foram escolhidos pelo Comando da Aeronáutica para absorver tanto as funções dos F-5EM como também dos A-1M.
Portanto, futuramente a frota brasileira de aeronaves de caça será homogênea, composta apenas pelos Gripen. A encomenda inicial do Brasil com a Saab compreende 36 jatos, sendo 28 modelos da versão E (para um piloto) e oito F-39F (biposto) – 15 unidades da versão E serão produzidas na linha de montagem instalada na planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP), inaugurada ontem (9). A entrega do primeiro lote deve ser concluída até 2027.
O processo de retirada e substituição dos antigos caças do Brasil está em andamento desde o ano passado, quando oito modelos F-5EM foram aposentados. Segundo o planejamento da FAB, todos os Tiger II remanescentes serão desativados até 2029. Os A-1M, embora mais novos, devem dar baixa em meados de 2025.