Espaço aéreo fechado: cinco jatos Embraer estão presos na Ucrânia há um ano

Levantamento do Flight Radar 24 encontrou 17 aviões comerciais parados em aeroportos na Ucrânia em função da guerra com a Rússia; dados mostram quatro E190 e um E195
Embraer E190 UR-EMD da Ukraine International Airlines; jato está preso no aeroporto de Kiev (Lentokonefani/ Creative Commons)

Ninguém entra, ninguém sai. Um levantamento da plataforma de rastreio de voos em tempo real FlightRadar24 encontrou 17 aeronaves comerciais presas em aeroportos na Ucrânia devido à guerra com a Rússia. Na lista aparecem cinco jatos Embraer.

Todos os jatos de origem brasileira retidos no país são da companhia aérea local Ukraine International Airlines. Três modelos E190 (com matrículas UR-EMB, UR-EMD, UR-EME) e um E195 (UR-EMF) estão parados no aeroporto Kiev Boryspil e um quarto E190 (o UR-EMC), no aeroporto de Odessa.

A Ukraine tem ainda outros quatro jatos Boeing 737-800 e – 900 presos em Kiev, de acordo com o levantamento do FR24. O principal aeroporto da Ucrânia tem ainda mais um porção de aeronaves de outras empresas. A Wizz Air, da Hungria, deixou três Airbus A320 no aeródromo. Mais uma companhia local, Windrose Airlines tem três aviões (um A320, um A321 e um ATR 72-600) estacionados no mesmo local na capital.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Outras aeronaves da Windrose Airlines estão espalhadas pelos aeroportos de Dnipro (dois A320, um A321 e um ATR 72-600), Kharkiv (um ATR 72-600) e Zaporíjia (mais um ATR 72-600). O FR24 ainda encontrou sete aeronaves (diferentes jatos e turboélices Antonov e Yakovlev de carga e passageiros) da empresa ucraniana Motor Sich Airlines em Mykolaiv, Odessa e Zaporíjia.

Jato da Wizz Air “fugiu” recentemente da Ucrânia

O FR detectou uma “fuga” recente na Ucrânia. Em 4 de abril, um Boeing 737-800 da SkyUp Airlines, empresa local de voos charter, conseguiu partir do Aeroporto Internacional Boryspil, em Kiev, depois de ficar mais de um ano em solo.

Um Boeing 737 da SkyUp Airlines voou recentemente para fora da Ucrânia (N509FZ/Creative Commons)

Segundo a plataforma, o avião decolou com transponder desligado e voou para sudoeste em direção à fronteira com a Romênia. Era a última aeronave da companhia que ainda estava em território ucraniano.

Total
1
Shares
Previous Post

Comitiva de Macron conquista venda de 50 helicópteros Airbus na China

Next Post

A controversa destruição do An-225: Por que o enorme Antonov não fugiu da Ucrânia?

Related Posts
Total
1
Share