O nome remete à segunda montanha mais alta do mundo, a K2, e o tempo em que está sendo preparada para ser lançada leva a crer que a K2 Airways realmente teve de “escalar” um longo percurso antes de chegar ao mercado paquistanês de aviação.
A nova companhia aérea do Paquistão está em gestação pelo menos desde 2019, quando criou contas em redes sociais e iniciou seu plano de marketing. A empresa, no entanto, somente deu sinais de ser um projeto consolidado recentemente ao revelar seu primeiro avião, um Embraer E190.
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Nesta semana, a K2 Airways divulgou um comunicado em que afirma estar nos estágios finais antes do início da operação comercial. Segundo a transportadora, ela terá dois E190 inicialmente e que irão voar a partir de Karachi, Islamabad e Lahore para pequenos aeroportos do Paquistão.
Por trás do projeto estaria um empresário paquistanês baseado nos Emirados Árabes Unidos e que pretende aproveitar o nicho regional, hoje ignorado por companhias aéreas maiores.
Tamanho ideal
A escolha do avião da Embraer, que ainda é inédito no mercado de aviação civil do Paquistão, foi motivada por sua capacidade sob medida, que é de cerca de 100 assentos.
“Esperamos ver o Embraer E190 se tornando popular com base em sua cabine espaçosa e configuração de assento confortável sem assento do meio”, afirmou a gerente comercial da K2, Sarah Khoso, à Geo.TV.
A companhia aérea divulgou uma montagem de má qualidade com a pintura da K2 no E190, que tem o final da matrícula com o número 27 e cuja identidade não foi revelada.
Embora o Paquistão não utilize o E-Jet em voos civis, a Marinha do país está investindo na conversão de modelos executivos Lineage (um E190) para o papel de aeronave de patrulha marítima. O programa é realizado sem a participação da Embraer.