Embraer e American Airlines assinaram um acordo de fornecimento de 3 novos jatos E175 nesta terça-feira (15). As aeronaves serão operadas pela Envoy Air, subsidiária da companhia aérea focada em voos regionais nos EUA.
O negócio atinge um valor de tabela de US$ 160,2 milhões, segundo a fabricante brasileira. A previsão de entrega das aeronaves é para o final de 2022; com a chegada dos aviões, a Envoy irá terá uma frota de 101 unidades do E175 – além da versão, a empresa opera também oito E170 e 56 ERJ 145.
“Alcançar a marca 100 jatos E175 com a American Airlines e a Envoy é realmente motivo de celebração. Agradecemos à American Airlines e à Envoy pela parceria com a Embraer, que começou em 1998”, disse Mark Neely, vice-presidente de vendas e marketing para as Américas da Embraer.
VEJA TAMBÉM
– Air France adiciona mais três voos semanais entre São Paulo e Paris
– ATR pode lançar novo avião regional após 36 anos
Parceria de longa data
Não é de hoje que a Envoy e a Embraer trabalham juntas. A parceria entre as empresas começou há quase 25 anos, como o ERJ 145.
“Nossa parceria continua a crescer com o E175, que é o coração da nossa frota. Nossos passageiros estão muito satisfeitos com a aeronave e o seu excepcional desempenho operacional nos permite continuar a oferecer um serviço de excelência para a American Airlines”, disse Pedro Fábregas, presidente e CEO da Envoy Air.
A Envoy considera o E175 o “coração” de sua frota atual, chegando a 98 unidades em serviço atualmente, segundo o site Planespotters. O ERJ 145 ainda representa fatia importante de suas aeronaves, com 53 aeronaves em atividade.
Focada em voos regionais para alimentar a malha principal da American Airlines, a Envoy opera somente com aviões da Embraer, embora no passado tenha utiliza também modelos da Bombardier.
EVE também faz acordos
O subsidiária EVE, da Embraer, focada em veículos para mobilidade urbana aérea, anunciou novos acordos pelo seu eVTOL EVE-100. Durante o Singapore Airshow, a start-up consolidou parcerias com a Microflite, Aviar e Helispirit.
As novas parcerias preveem a entrega de até 90 eVTOLS (da sigla, em inglês, para aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais) da EVE, também chamados popularmente de “táxis voadores”.
Na assinatura com a Microflite, da Austrália, a expectativa é de fornecer até 40 unidades do EVE-100 para operar em Melbourne em 2026. Também para suas atividades no mesmo país e período, a Aviair e Helispirit podem encomendar até 50 eVTOLS EVE-100 para expandir seu serviço na região ocidental do país, em Kimberley, South-West e Perth.
Em dezembro passado, a EVE anunciou que já havia alcançado 1.735 pedidos de seu eVTOL, além de divulgar intenção de ter ações na Bolsa de Nova York.