A Airbus e a Emirates Airline assinaram uma nova encomenda para 15 A350-900 durante esta quinta-feira (16) no Dubai Airshow.
Com o pedido adicional, o contrato entre as duas empresas prevê a entrega de 65 unidades do modelo, a primeira deles a ser entregue em 2024 e o último, em 2028.
O anúncio, no entanto, não era o que a Airbus pretendia. A fabricante estava perto de fechar um acordo mais amplo, de 35 aeronaves, incluindo a versão A350-1000, de maior capacidade.
Na terça-feira, no entanto, o presidente da Emirates, Tim Clark, revelou que havia suspendido as negociações por conta dos motores Trent XWB.
Segundo ele, os turbofans têm um tempo entre cada revisão muito curto, o que impactaria a disponibilidade das aeronaves. A Rolls-Royce, fornecedora dos motores, no entanto, afirmou ser algo comum para operações em ambientes com areia e calor.
O impasse acabou criando um imprevisto para a Airbus. Logo que divulgou a venda de mais A350 para a Ethiopian Airlines na quarta-feira, a fabricante liberou uma montagem de computador por engano que trazia os jatos A350-900 e A350-1000 com a pintura da Emirates.
No site da Airbus constava a “venda de 35 A350” para a companhia aérea, mas logo o link foi retirado do ar.
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A lógica, portanto, sugere que a Emirates Airline pretendia encomendar 20 A350-1000, e que voariam ao lado dos novo Boeing 777-8 e 777-9 como mais modernos widebodies da companhia aérea.
A despeito do embaraço, não será surpresa se Emirates e Airbus logo vierem a público para anunciar a encomenda do A350-1000.