Com ares diplomáticos, a Vietnam Airlines assinou um contrato de aquisição de 50 jatos 737 MAX 8 com a Boeing nesta segunda-feira (11). A companhia aérea estatal, embora voe com widebodies 787, utiliza exclusivamente os A321 em sua frota de corredor único.
O acordo foi celebrado em Hanoi, durante a visita do presidente dos EUA, Joe Biden, além da presença do Primeiro Ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, e do Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken.
Os dois países, que passaram vários anos em guerra na década de 60 e começo dos anos 70, ensaiam uma reaproximação. A venda dos jatos é considerada também uma espécie de resposta à influência chinesa na região, a despeito de o governo dos EUA negar qualquer relação política com o negócio.
A Vietnam Airlines disputa hoje mercado com as companhias aéreas privadas Bamboo Airways e a low-cost Vietjet, que também têm encomendas do 737 MAX – dez aeronaves para a primeira e 200 para a segunda empresa.
“Em linha com a estratégia de frota 2025-2030 da Vietnam Airlines e com a visão para 2035, o investimento em aeronaves é um projeto crucial que sustenta um impulso de recuperação positivo e perspectivas prósperas para a companhia aérea”, disse Dang Ngoc Hoa, Presidente do Conselho de Administração da Vietnam Airlines. “A nova frota de fuselagem estreita nos permitirá promover o nosso desenvolvimento global e ampliar o nosso serviço de alta qualidade nas rotas domésticas e asiáticas da Vietnam Airlines, bem como modernizar a nossa frota com baixo consumo de combustível.”
“O Sudeste Asiático é um dos mercados de aviação que mais cresce no mundo, e o 737 MAX é o avião perfeito para a Vietnam Airlines atender com eficiência a essa demanda regional”, disse Brad McMullen, vice-presidente sênior de Vendas Comerciais e Marketing da Boeing. “Valorizamos nossa parceria histórica com a Vietnam Airlines, que remonta a 1995, quando a companhia aérea alugou pela primeira vez os 767.”
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Apesar dos pedidos da Boeing, a Airbus domina as vendas de aeronaves comerciais no Vietnã, com grande presença da família A320.