A operação da frota de helicópteros Black Hawk das forças armadas da Colômbia, assim como da Polícia Nacional, está seriamente ameaçada com a suspensão de verbas do governo americano após sanções comerciais impostas pela Casa Branca.
Uma ordem executiva do presidente Donald Trump reavalia a assistência militar no exterior e o governo norte-americano determinou o congelamento de verbas que sustentavam as operações desses helicópteros na Colômbia.
Dessa forma, o Reevaluating and Realigning United States Foreign Aid congela por três meses a assistência financeira às operações militares do governo colombiano no que concerne o uso de helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk.
Ao todo, são 32 helicópteros cedidos pelos EUA para uso na Força Aérea, Exército Nacional e Polícia Nacional em combate ao narcotráfico e contra-insurgentes, como ocorre na região de Catatumbo, próxima à Venezuela.
Pelo menos 12 aeronaves seriam usadas pelo Exército Nacional da Colômbia, enquanto as demais 20 unidades operam com a Polícia Nacional em combate às organizações criminosas e paramilitares nas florestas do país.
O Black Hawk é a espinha-dorsal das forças colombianas, uma vez que muitas regiões de conflito e outras onde executam operações contra os narcotraficantes são de difícil acesso por terra.
Por isso, a versatilidade do UH-60 é vital para manter tais operações, mas com parte da frota em solo, sem condições de voar por limitações financeiras, o risco para a segurança nacional da Colômbia é elevado.
Com 53 aeronaves, a Colômbia opera atualmente uma das maiores frotas de helicópteros Black Hawk do mundo.
Todavia, o governo americano financia todo o suporte logístico e técnico dos Black Hawk na Colômbia, incluindo também o treinamento de tripulações no exterior.
Tudo isso foi suspenso por meio da Embaixada dos EUA em Bogotá, que suspendeu os pagamentos aos contratantes privados que sustentam tais serviços, segundo o jornal The City Paper de Bogotá.
Para piorar a situação, os helicópteros Mil Mi-17, de fabricação soviética, continuam em solo devido a problemas de manutenção.
A Colômbia tem 19 exemplares desse modelo, que agora não tem como ajudar essas três forças do país em suas missões de segurança interna.