Agora é oficial: o Airbus A380, enfim, realizou seu primeiro voo comercial para o Brasil, como Airway havia revelado em primeira mão. A má notícia é que tratou-se apenas de um voo comemorativo e que foi usado também para testar as mudanças no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O maior avião de passageiros do mundo, em voo operado pela Emirates Airline, pousou no aeroporto paulista neste sábado (14) por volta de 19h30 com 332 passageiros a bordo. A volta ocorreu no início da madrugada do domingo, levando menos gente para Dubai: 261 pessoas.
Ou seja, na prática, o gigante da Airbus teve uma ocupação menor do que a necessária para lotar o Boeing 777-300 utilizado normalmente na rota e que transporta cerca de 430 passageiros. Há que se descontar tratar-se de um voo de ocasião, o que não reflete a demanda normal da rota entre São Paulo e a cidade dos Emirados Árabes. Mesmo assim, a economia enfraquecida no Brasil certamente desencoraja a operação de um avião que leva 489 passageiros em três classes.
A vinda do A380 para o Brasil, embora não tenha sido a primeira, motivou a presença de centenas de fãs a Cumbica. Como mostra o vídeo abaixo, o Airbus foi recebido com uma torcida barulhenta. Dentro do aeroporto, funcionários de diversas empresas se aglomeravam no pátio para ver o quadrirreator.
Foi a primeira vez que Guarulhos pôde testar sua infraestrutura para receber o A380, incluindo o embarque e desembarque por pontes nos dois pisos do jato – segundo a concessionária GRU Airport, o terminal é capaz de receber simultaneamente cinco desses gigantes.
Pronto para os interessados
Apesar da falta de demanda momentânea, é perfeitamente factível que Guarulhos ganhe uma futura frequência com o A380. Além da Emirates, também a Air France e Lufthansa estudam a mudança de equipamento. No caso da companhia alemã, hoje a rota para Frankfurt já é feita com o Boeing 747-8, outro modelo de grande porte. Só não se sabe se a recepção para os futuros voos do A380 será tão aplaudida como desta vez.
Veja mais imagens do voo do A380 no Flickr
Estava lá e foi bem legal ver esse gigante, mais legal ainda for ver o B777 da TAM arremetendo poucos minutos antes, hahaha.
Antecipado em primeira mão é pleonasmo
Bem observado, Henrique! Falha nossa já corrigida! Obrigado
PARABENS EXCELENTE MATERIA.
REALMENTE O A380 E LINDO.
Emocionante. Meu irmão Plinio Hess, comandante foi um dos responsaveis pela condução da aeronave na volta.
http://www.aeroin.net/descobrimos-que-o-comandante-do-a380-na-volta-para-dubai-tambem-sera-brasileiro-veja-sua-trajetoria/
Tem uma foto postada em vários sites mostrando-o taxiando em direção ao terminal de desembarque, logo atrás de um 737 da Gol…a diferença de tamanho é absurda!
O BRASIL DE DILMA E SEUS PETRALHAS, SEMPRE DESESTIMULANDO GRANDES EMPRESAS LEVAR À SÉRIO NOSSO PAÍS……