A COMAC, principal fabricante de aeronaves comerciais chinesa, anunciou a aprovação do projeto de conversão do jato regional ARJ21 para cargueiro.
A empresa estatal não deu detalhes sobre quando a variante cargueira estará operacional, mas afirmou que o ARJ21 de cargas já possui dois clientes, a Zhongyuan Longhao e Yuantong Aviation.
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O projeto de um ARJ21 cargueiro teve início em maio de 2020, com a realização de estudos preliminares e na sequência o detalhamento das modificações necessárias, além de voos com um jato convertido, de matrícula B-3329.
O ARJ21 será capaz de transportar 10 toneladas de carga e terá “alta taxa de utilização de volume, boa universalidade de ULDs e atendimento diferentes tamanhos padrão, como PMC, PAG e AKE”, citando containers e pallets padrão da indústria.
A conversão de aviões de passageiros para carga normalmente envolve o reforço do piso para suportar um peso mais elevado, instalação de equipamentos de manuseio e uma porta larga de carga. No caso do ARJ21, ela se localiza na parte frontal da fuselagem por conta da configuração da aeronave.
Segundo a COMAC, o jato cargueiro terá porta de carga de acionamento totalmente elétrico, um sistema de alerta e supressão de incêndio e ar-condicionado.
Capacidade de carga similar ao E190F
Por ser um jato de pequeno porte e com diâmetro pequeno de fuselagem, o ARJ21 terá uma capacidade semelhante ao E190F, que a Embraer está desenvolvendo.
O programa de conversão P2F (Passanger to Freighter em inglês) brasileiro dará origem a um jato E190 com 10,7 toneladas de capacidade de carga útil, além do E195F, capaz de transportar 12,3 toneladas.
Assim como os E-Jets, o ARJ21-700F poderá ser usado para agilizar entrega de encomendas entre destinos com menor demanda de carga. A versão de passageiros modelo acaba de ter a centésima unidade entregue pela COMAC.