Um dos jatos de teste C919, da COMAC, voou de Chengdu para o Aeroporto Internacional Lhasa Gonggar, localizado a uma altitude de 3.570 metros (11.713 pés).
É a primeira vez que a aeronave comercial desenvolvida na China opera em um aeroporto tão elevado, na região conhecida como “teto do mundo”.
O C919 de matrícula B-919G se encontrou com um jato regional ARJ21, que está realizando voos de demonstração no Planalto Qinghai-Xizang, disse a COMAC.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Desta vez, voando para Lhasa, a aeronave C919 realizará testes de voo de desenvolvimento dos sistemas críticos para a operação em planaltos elevados, como sistema de controle ambiental, sistema aviônico e sistema de usina de energia, bem como verificações de adaptabilidade aeroportuária em planaltos elevados,” acrescentou a fabricante chinesa.
A COMAC está desenvolvendo o C919 Plateau, uma variante menor do C919 com 140 assentos e apropriada para operações em locais elevados. A companhia aérea Tibet Airlines deverá ser sua primeira cliente, além de parceira no projeto.
Já o ARJ21, uma aeronave para 90 passageiros que já teve mais de 100 unidades entregues, tem sido avaliada em voos no platô desde agosto.
Até o momento, a COMAC completou 62 horas de voos na região, operando em 25 rotas desde 21 de agosto.