A COMAC iniciou o Ano-Novo Chinês entregando mais um jato regional ARJ21-700 a companhia aérea Air China. Em comunicado divulgado nesta semana, a fabricante estatal informou que a aeronave com registro B-650R foi entregue no dia 28 de fevereiro.
O Ano-Novo Chinês foi celebrado no dia 12 de fevereiro, iniciando o que os chineses chamam de “Ano do Boi”, que se estende até a primeira Lua Nova de 2022 (que ocorrerá em 1 de fevereiro). Segundo a tradição chinesa, o boi representa atributos como ordem e disciplina. O próximo ciclo será o “Ano do Tigre”, que remete a grandes realizações.
A aeronave entregue na semana passada foi o quarto ARJ21 recebido pela Air China, que opera o jato chinês desde julho de 2020. Atualmente, a companhia emprega o avião da COMAC em rotas da capital Pequim para Xilinhot, Baotou, Hohhot e Ulanhot.
Os ARJ21 em serviço com a Air China são alugados pela empresa de leasing chinesa CNAC. As aeronaves são configuradas em classe única com 90 assentos.
“A Air China e a COMAC são grandes amigas. Esperamos que mais e mais aeronaves ARJ21 se juntem à frota da Air China”, celebrou a COMAC.
A Air China é um dos maiores clientes do ARJ21, com um pedido de 35 aeronaves. O avião comercial da COMAC também está em serviço com outras sete empresas aéreas da China.
Desde 2015, a fabricante chinesa entregou 47 exemplares do ARJ21, que é uma evolução do jato norte-americano McDonnell Douglas DC-9.