A COMAC confirmou o rebatismo do jato regional ARJ21, que passa a ser referido agora como C909, conforme Airway revelou em 13 de outubro.
A mudança, anunciada no Airshow China 2024, em Zhuhai, segue em linha com a nova estratégia da fabricante de aviões chinesa, que unificou a nomenclatura de seus produtos dentro do padrão “COMAC+”.
O C909 é o primeiro avião comercial desenvolvido na China em muitos anos, após o fracasso do quadrimotor Shanghai Y-10 , uma espécie de cópia do Boeing 707.
O jato de até 90 assentos foi lançado em 2002, mas o primeiro protótipo só voou pela primeira vez em novembro de 2008.
A aeronave é baseada no McDonnell Douglas MD-95, embora incorpore uma nova seção dianteira e seja equipado com motores GE CF-34, os mesmos dos E-Jets de primeira geração da Embraer.
O primeiro avião entrou em serviço apenas em junho de 2016 com a Chengdu Airlines. Desde então, a COMAC já entregou 150 aeronaves e o ritmo de entregas tem crescido nos últimos anos, à medida que a linha de montagem é aprimorada.
Advanced Regional Jet
A mudança do nome era esperada desde o anúncio do C919, um jato comercial de fuselagem estreita, e do C929, primeiro widebody da planemaker chinesa.
O termo ARJ significa Advanced Regional Jet (Jato Regional Avançado) e a empresa previa o lançamento de mais variantes, além da atual, a ARJ21-700. Mas a COMAC parece mais focada em atender o mercado acima de 160 assentos, onde está a maior demanda na China.
Por enquanto, o agora C909 possui apenas um cliente externo, a TransNusa, da Indonésia, que voa com dois aviões.
A COMAC anunciou mais pedidos da aeronave durante a exibição. O grupo HNA fechou um acordo para 40 C909 além de 60 C919, enquanto a Guizhou Airlines assinou um pedido de 30 aviões do tipo.