COMAC confirma novo nome do avião ARJ21: agora ‘C909’

Fabricante estatal chinesa unificou nomes de suas aeronaves comerciais dentro do modelo “COMAC +”. Jato já teve 150 unidades entregues e recebeu novas encomendas em Zhuhai
O ex-ARJ21, agora C909 (COMAC)
O ex-ARJ21, agora C909 (COMAC)

A COMAC confirmou o rebatismo do jato regional ARJ21, que passa a ser referido agora como C909, conforme Airway revelou em 13 de outubro.

A mudança, anunciada no Airshow China 2024, em Zhuhai, segue em linha com a nova estratégia da fabricante de aviões chinesa, que unificou a nomenclatura de seus produtos dentro do padrão “COMAC+”.

O C909 é o primeiro avião comercial desenvolvido na China em muitos anos, após o fracasso do quadrimotor Shanghai Y-10 , uma espécie de cópia do Boeing 707.

O jato de até 90 assentos foi lançado em 2002, mas o primeiro protótipo só voou pela primeira vez em novembro de 2008.

Jatos comerciais da COMAC em Zhuhai
Jatos comerciais da COMAC em Zhuhai

A aeronave é baseada no McDonnell Douglas MD-95, embora incorpore uma nova seção dianteira e seja equipado com motores GE CF-34, os mesmos dos E-Jets de primeira geração da Embraer.

O primeiro avião entrou em serviço apenas em junho de 2016 com a Chengdu Airlines. Desde então, a COMAC já entregou 150 aeronaves e o ritmo de entregas tem crescido nos últimos anos, à medida que a linha de montagem é aprimorada.

Advanced Regional Jet

A mudança do nome era esperada desde o anúncio do C919, um jato comercial de fuselagem estreita, e do C929, primeiro widebody da planemaker chinesa.

O termo ARJ significa Advanced Regional Jet (Jato Regional Avançado) e a empresa previa o lançamento de mais variantes, além da atual, a ARJ21-700. Mas a COMAC parece mais focada em atender o mercado acima de 160 assentos, onde está a maior demanda na China.

O ARJ21 da Chengdu: primeiro voo para a Ásia Central
A Chengdu Airlines foi a cliente de lançamento do ARJ21, agora C909

Por enquanto, o agora C909 possui apenas um cliente externo, a TransNusa, da Indonésia, que voa com dois aviões.

A COMAC anunciou mais pedidos da aeronave durante a exibição. O grupo HNA fechou um acordo para 40 C909 além de 60 C919, enquanto a Guizhou Airlines assinou um pedido de 30 aviões do tipo.

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