A fabricante chinesa COMAC marcou o voo inaugural do C919 para está sexta-feira (5). A decolagem será realizada a partir da fábrica do grupo, instalada no aeroporto internacional de Xangai. Segundo o site Flight Global, a empresa está organizando uma cerimônia para 2.000 convidados, entre eles vários “pesos pesados” da política do país.
Ainda de acordo com a mesma publicação, se não houver condições climáticas do jato decolar na sexta-feira, o primeiro voo do C919 poderá acontecer no sábado (6), data que também foi reservada pela COMAC. A meteorologia para os dois dias prevê céu ensolarado em Xangai.
O C919, maior avião comercial já desenvolvido na China, é proposto para concorrer com os tradicionais Airbus A320 e Boeing 737, modelos que dominam a categoria dos jatos narrowbody (fuselagem estreita). Esse é o nicho de aviões comerciais mais popular do mundo.
Apesar de ainda não ter voado, o C919 já acumula quase 600 unidades encomendadas, a maioria de companhias aéreas chinesas. A fabricante, contudo, também planeja vender a aeronave no mercado internacional, por isso iniciou os trabalhos para certificá-la com a EASA, a agência europeia de segurança na aviação.
O C919 será o segundo jato comercial desenvolvido na China. O primeiro, o modelo regional COMAC ARJ21, em operação desde 2015, por enquanto tem permissão para voar somente no espaço aéreo chinês.
Veja mais: Aviões “Made in China”
Cheio de notícias relevantes e curiosas.