Fabricante estatal chinesa, a COMAC começou a ensaiar sua entrada no segmento de aviões elétricos. Segundo a mídia da China, a empresa que produz os jatos comerciais ARJ21-700 e o novo C919 criou uma joint venture com a Contemporary Amperex Technology Corporation (CATL), o produtor privado de baterias de lítio do país asiático. A universidade de Xangai Jiao Tong também participa do empreendimento, que foi batizado como COMAC CATL Aviation.
A nova empresa com sede em Xangai será dirigida por Qian Zhongyan, que também é o diretor do Centro de Pesquisa de Tecnologia de Aeronaves Civis da COMAC em Pequim. Anteriormente, Zhongyan também ocupou a função de vice-diretor de design do jato C919 da fabricante estatal.
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Por ora, a imprensa chinesa diz os negócios da COMAC CATL Aviation vão incluir o desenvolvimento, produção de aeronaves, venda de baterias e serviços de manutenção. A despeito das manifestações da mídia local, nenhuma das companhias chinesas se pronunciou oficialmente sobre o novo empreendimento.
Fundada há apenas 12 anos, a CATL é atualmente o maior fabricante de baterias de lítio do mundo. Os produtos da empresa servem principalmente para automóveis elétricos produzidos na China e no exterior.
A indústria chinesa já tem alguma experiência com aviões elétricos. Em março deste ano, a imprensa local celebrou a entrega do que foi considerado o primeiro hidroavião com motorização elétrica do mundo, o RX1e-S – que por sinal é equipado com baterias da CATL. A aeronave com flutuadores foi desenvolvida pelo instituto de pesquisas de aviação geração de Liaoning.