A Comac, da China, anunciou ter vendido as primeiras unidades da versão executiva do jato ARJ-21. Segundo a empresa, um conglomerado local assinou uma carta de intenção para comprar uma quantidade não revelada do aparelho.
O ARJ-21 é um jato regional lançado em 2002, mas que já passou por vários problemas de certificação. Até agora, nenhuma aeronave entrou em operação e a empresa espera a certificação ainda em 2014. Segundo a Comac, o ARJ-21 tem 252 eoncomendas, a maior parte de empresas chinesas.
O jato utiliza vários componentes ocidentais como as turbinas, produzidas pela GE, e os aviônicos, fornecidas pela Honeywell, mas nem isso impediu problemas no projeto. O jato lembra vagamente o MD-80 e também os jatos da canadense Bombardier.
A versão ARJ-21-700 é capaz de levar de 70 a 95 passageiros enquanto a planejada ARJ-21-900 poderá transportar até 105 pessoas, o que o coloca como rival direto dos E-Jet, da Embraer.
Parece um Douglas DC-9 ou MD-80, ou estou enganado?