A Lufthansa está autorizada a adquirir 41% das ações da ITA Airways após a Comissão Europeia aprovar uma proposta revisada do acordo com o governo italiano em 29 de novembro.
O negócio de 325 milhões de euros estava em suspense após o grupo alemão e o Ministério da Economia e Finanças da Itaália se desentenderem sobre alguns aspectos do plano inicial.
A Lufthansa acordou em ceder mais slots e rotas para a EasyJet e a Air France-KLM em troca da aprovação pelo órgão anti-truste europeu.
Segundo esse acerto, o grupo alemão irá transferir slots nos aeroportos de Milão Linate e de Roma para destinos na Europa Central.
A empresa aérea também se comprometeu a chegar a acordos com o Grupo IAG (British Airways, Iberia e outras) e Air France-KLM para que elas possam ampliar voos sem escalas para os Estados Unidos.
“A Comissão concluiu que os acordos de reparação celebrados pela Lufthansa e pelo MEF [Ministério da Economia e Finanças da Itália] com os tomadores de reparação adequados para implementar o pacote de reparação são consistentes com os compromissos”, disse nota do órgão anti-truste.
Após a aprovação de hoje, a Lufthansa e o MEF podem implementar a transação”, concluiu o comunicado da Comissão Europeia. A Lufthansa deve efetivar a aquisição da participação na ITA em janeiro.