A comitiva do presidente francês Emmanuel Macron na China intermediou mais um importante negócio para o grupo Airbus no país. O acordo da vez, anunciado nesta sexta-feira (7), envolve a Airbus Helicopters, que recebeu um pedido de 50 modelos H160 da GDAT, locadora e operadora chinesa de helicópteros.
A encomenda da GDAT é o maior pedido individual para o H160 no mercado civil desde que o aparelho foi apresentado, em 2015. O contrato com a empresa chinesa também inclui cooperação estratégica nas áreas de suporte e serviços para a aeronave. O valor da negociação não foi divulgado – o preço de cada H160 gira em torno de US$ 18 milhões.
De acordo com a Airbus, os H160 serão empregados pela operadora chinesa em missões para o setor de energia, incluindo transporte offshore para plataformas de petróleo e gás, parques eólicos e pilotagem portuária, além de serviços médicos de emergências e outras tarefas de serviço público municipal.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Estamos honrados pela GDAT ter decidido reforçar sua frota totalmente Airbus de 26 helicópteros com a adição de 50 helicópteros H160. O H160 foi projetado desde o início como um helicóptero multimissão e, portanto, é adequado para os múltiplos segmentos que os lessores fornecem”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.
Sediada em Xangai, a GDAT atua em diferentes ramos no mercado de helicópteros. A empresa venda e arrenda aeronaves, presta serviços de manutenção e modificações, bem como voos de resgate e outros serviços governamentais. A empresa chinesa também possui uma filial no Reino Unido.
VEJA TAMBÉM:
Primeiro Airbus ACH160 é entregue a bilionário brasileiro
“Este contrato é um grande exemplo da importância da cooperação econômica e comercial entre a França e a China. O inovador H160 é o complemento perfeito para nossa frota e nos permitirá continuar nossa história de sucesso no mercado chinês que começou com nossos 21 helicópteros H225. Vemos muito potencial para o H160 na China, em particular para o setor de energia”, disse Peter Jiang, presidente da GDAT.
Airbus expande atuação na China
A generosa encomenda de helicópteros H160 foi o quarto negócio concluído pela Airbus nesta semana na China. Na quinta-feira (6), o grupo aeroespacial europeu anunciou importantes acordos no país, sendo o principal deles a abertura de uma nova linha de montagem final de aeronaves na planta de Tianjin, onde são produzidos os modelos A320neo e A321neo – além da conclusão dos widebodies A330neo e A350 XWB.
Fora isso, a fabricante ainda recebeu um pedido de 150 jatos (sendo 140 jatos A320neo e 10 A350-900) da empresa de leasing chinesa China Aviation Supplies Holding Company e assinou um Memorando de Entendimento com a China Natioton Aviation Fuel Group para o desenvolvimento e aplicação de Combustível de Aviação Sustentável.