Até há algum tempo atrás, a Porter Airlines era uma desconhecida e pequena empresa aérea regional, com foco em voos na região leste do Canadá e alguns destinos nos EUA. Mas desde que passou a receber os novo jatos E195-E2, da Embraer, a transportadora deu um salto em sua atuação que causa espanto.
Em cerca de ano, a Porter recebeu nada menos que 25 jatos do modelo, que está configurado para transportar 132 passageiros e possui uma eficiência operacional bastante alta.
Voos para o oeste do Canadá logo foram lançados e semanas atrás o E195-E2 permitiu que a Porter voasse de Toronto e Ottawa para várias cidades da Flórida.
Em breve, a empresa aérea voará também para a Califórnia, graças ao grande alcance da aeronave da Embraer.
Para se ter uma ideia de como a empresa cresceu em apenas 12 meses, basta notar que a oferta de assentos pulou de 2.262 para quase 5.600 lugares, um aumento de 146%.
Os E195-E2 já respondem por 60% da oferta de assentos da Porter e esse total subirá mais em dezembro, já que a empresa pretende contar com mais quatro aeronaves até o final do mês.
A meta é ter 58 aviões na frota, 29 jatos Embraer e 29 turboélices Dash -400.
Porter Airlines entra em uma “nova era”
Mas a Porter Airlines não está nem na metade do seu plano de expansão. Em 2024, a transportadora espera pela entrega de outros 21 E195-E2, terminando o ano com 50 aeronaves.
Em 2025 começarão a ser entregues os 25 E195-E2 recentemente encomendados e não será surpresa se mais um pedido ser confirmado num futuro próximo. A Porter pretende ter 100 desses jatos em serviço.
À Flight Global, o presidente-executivo da Porter, Michael Deluce, afirmou que o E195-E2 superou todas as expectativas, sobretudo em termos de economia de combustível.
“Entramos em uma nova era quando começamos a operar o E195-E2 no início deste ano”, disse Deluce.
Os próximos destinos da empresa aérea canadense já foram definidos: voar para o México e o Caribe, que estão dentro da autonomia da aeronave da Embraer.
Além disso, a Porter acaba de anunciar uma joint venture com a Air Transat, uma companhia aérea de lazer do Canadá. Graças a ela, os passageiros de ambas as empresas poderão compartilhar voos em breve.
Para a Embraer, a Porter Airlines é um enorme case de sucesso. A empresa aérea é até aqui a única cliente dos modelos E2 na América do Norte, mas seu desempenho impressionante poderá servir de exemplo para que outras companhias enxerguem as virtudes da aeronave. E propaganda melhor que essa não existe.
Orgulho de ser brasileiro Embraer é sinônimo de sucesso e vai muito mais longe, parabéns a Porter e a Embraer.
Gostei da matéria, assim como aprecio todas as da “airway”.
Só destaco que o aumento de assentos foi 146%, de 2.262 para quase 5.600.
Cresceu uma vez e meia do que já tinha.
Fico muito feliz com o sucesso da Porter. A escolha do Embraer 195-E2 foi muito inteligente, já que está aeronave sem dúvida é a melhor. Parabéns a Embraer pela excelência de seus produtos.
Guardadas as devidas proporções, me lembra muito o salto que a antiga TAM teve quando adotou o Fokker 100 em sua frota.
Oi Donizete, obrigado pelo elogio e sobretudo por me alertar sobre o cálculo errado. Vou corrigir, abraços!
Que orgulho sinto da Embraer. Adoro aviões! Meu pai, Joachim Dietrich Bormann, foi o primeiro funcionário do Sindicato Condor, precursora da saudosa Varig. Meu filho mais velho, Gustavo Fahas Bormann, mora em Dubai e está em vias de ser promovido a Comandante de A380 na Emirates. Sou um homem orgulhoso dos fatos que narei, pena que o nosso Brasil, em contrapartida, esteja sendo lentamente destruído pela esquerda que aí está.