Como o novo turboélice ATR 72 da Azul conseguiu voar da Europa até o Brasil?

Aeronave recém-chegada ao Brasil percorreu mais de 8.000 km em quatro pernas de Toulouse até Confins
ATR da Azul (AIRWAY)
ATR da Azul (AIRWAY)

O longo voo de entrega do novo turboélice ATR 72-600 da Azul Linha Aéreas foi destaque no blog do FlightRadar24, a plataforma de rastreamento de aviões em tempo real. A aeronave da companhia brasileira, com a matrícula PR-YXB, pousou no último dia 2 de julho, às 10 horas da manhã (horário local), no Aeroporto Internacional de Confins (MG), após uma viagem de 72 horas que partiu da sede da ATR em Toulouse, na França.

A jornada transatlântica levou o ATR 72 “zero km” da Azul próximo do limite de sua faixa operacional. O turboélice é projetado para voos curtos, de até 1.526 km (824 milhas náuticas). O avião recém-recebido pela empresa é da última versão do tipo, equipado com motores Pratt & Whitney PW127XT-M – que promete economia de combustível de 3%.

Segundo dados do FR24, o avião percorreu 8.408 km em quatro pernas para completar o voo de entrega, “provavelmente possibilitada pelo carregamento mínimo e a otimização cuidadosa de altitudes e roteamento”, relatou o blog.

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8.408 km em quatro pernas: voo de entrega testou os limites do novo ATR 72 da Azul (FR24)

Na primeira etapa, iniciada em 30 de junho, a aeronave decolou de Toulouse rumo as Ilhas Canárias. Ainda naquele mesmo dia, o novo ATR 72 da Azul voou para Cabo Verde. Em 1 de julho, o avião continuou a viagem pelo Oceano Atlântico até entrar no espaço aéreo brasileiro e pousar em Natal (RN). Na manhã seguinte, o turboélice foi oficialmente entregue à companhia ao chegar no aeroporto de Confins.

O ATR 72-600 recebido pela Azul no começo de julho é o modelo que esteve em exibição no Paris Air Show, realizado no mês passado. A aeronave com as cores da empresa brasileira foi a primeira produzida pela ATR com os novos motores PW127XT-M incorporados.

As hélices do novo motor PW127XT com seis pás (AIRWAY)

O PR-XYB deve entrar na malha de voos da Azul ainda neste mês. Um segundo ATR 72 com os novos motores, o PR-XYC, tem a entrega espera para o próximo mês.

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  1. Segundo Google, distância aérea Natal Cabo Verde ou Natal Ilhas Canárias é muito maior que a autonomia informada no texto. Falta uma escala na reportagem? Autonomia é maior que a informada? Abraço

  2. Olá, Fernando, boa questão. O voo entre Cabo Verde e Natal foi de 2.841 km, segundo o FlightRadar24, bem mais do que o alcance padrão do ATR, mas observe que esse parâmetro é para um voo com passageiros e carga. Nos voos de traslados o peso do avião é mínimo, o que permite cobrir distâncias bem maiores. O site Simple Flying fez um artigo bastante interessante nesse sentido: https://simpleflying.com/how-do-turboprops-get-delivered/

    Abraços,

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