Companhia aérea boliviana Amaszonas pode perder seus jatos Embraer nos próximos dias

Autoridade de aviação civil da Bolívia concedeu prazo de cinco dias para que empresa resolva pendências em relação ao leasing de quatro E190 com a CDB Aviation sob risco de aeronaves perderem registros
E190 da Amaszonas (Reprodução/Redes sociais)

A Amaszonas, companhia aérea boliviana, pode perder seus quatro únicos aviões nesta semana caso não encontre uma solução para a dívida qua tem com a GY Aviation Lease 1816 Co. Limited (parte do grupo CDB).

A GY arrendou quatro jatos Embraer E190 para a transportadora, mas pediu à Direcção-Geral da Aeronáutica Civil (DGAC) que cancelasse os registro das aeronaves por conta do não pagamento das parcelas de leasing pela Amaszonas.

A companhia aérea, controlada pela Nella Linhas Aéreas, tenta impedir o cancelamento do registro dos jatos enquanto discute o valor da dívida. Segundo a GY seriam US$ 17 milhões, já a Amaszonas considera um valor de US$ 11 milhões.

O DGAC havia dado 10 dias para que a empresa aérea resolvesse a questão, mas reduziu o prazo para cinco dias – até o dia 9 de agosto -, quando poderá impedir a Amaszonas de operar com os E190.

Dos quatro aviões, apenas dois estão em serviço, com as matrículas CP-3135 e CP-3171. Um terceiro jato está parado há vários meses enquanto o E190 de registro CP-3145 voou para a sede da Embraer em 14 de junho para manutenção.

Fundo de investimento dos EUA

A Amaszonas foi fundada em 1998 e tem sede em Santa Cruz de La Sierra. Os voos comerciais tiveram início em 2000 apenas com operações fretadas em pequenos turboélices.

Em 2012, com a falência da AeroSur, a Amaszonas assumiu cinco jatos CRJ200 que deram início aos voos regulares.

A Amaszonas foi adquirida pelo grupo Nella

A empresa aérea passou por uma crise financeira que a fez perder o Certificado de Operador Aéreo (OAC), mas em 2021 a Nella Linhas Aéreas, do empresário Mauricio Sousa, adquiriu a totalidade de seu capital.

O plano era que a Amaszonas receberia jatos Boeing 737 e expandisse sua operação, mas a malha manteve-se restrita nos meses seguintes.

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Segundo o jornal El Deber, a companhia aérea deve receber um aporte de investidores dos EUA.

A Autoridad de Telecomunicaciones y Transportes (ATT), por sua vez, notificou a Amaszonas a somente vender passagens aéreas com três dias de antecedência, temendo por uma possível suspensão dos voos.

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