A Satena (Servicio Aéreo de los Territorios Nacionales) foi criada em 1962 como uma divisão da Força Aérea Colombiana com a missão de oferecer ligações aéreas em regiões do país não atendidas por companhias aéreas.
Desde então, tem sido esse o perfil operacional da transportadora estatal, mas essa situação pode mudar com a posse do presidente esquerdista Gustavo Petro no ano passado.
Segundo a imprensa local, o novo líder colombiano tem dito que a Satena deverá se transformar na companhia aérea de bandeira do país, a despeito da existência da Avianca, uma das maiores e mais tradicionais transportadoras da América do Sul.
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Por enquanto, o projeto ainda está longe de se tornar realidade, mas a Satena já faz planos de expandir sua malha de voos e incluir mais destinos internacionais.
Em fevereiro, a empresa aérea iniciou a operação de um voo entre Bogotá e Caracas, capital da Venezuela, país com quem mantinha relações tensas até o governo anterior, de direita.
Recentemente, o CEO da companhia aérea, General Oscar Zuluaga, anunciou um plano de investimentos de US$ 80 milhões para expandir e modernizar sua frota, segundo a Reuters.
Ex-operadora do Embraer E170
Atualmente, a Satena possui 13 aeronaves, sendo oito turboélices ATR 42 e dois ATR 72, além de três jatos Embraer ERJ 145.
Entre os aviões pretendidos estão oito bimotores para até 19 passageiros, necessários para cobrir rotas para aeroportos menores, onde não há infraestrutura para aviões de maior capacidade.
Além disso, a Satena irá adquirir aeronaves com 48 assentos, mas não detalhou se serão jatos ou turboélices.
Zuluaga também expressou a intenção de estabelecer mais rotas internacionais para países como Equador, Peru e o Brasil, mas sem citar destinos.
Os planos de expansão ocorrem em meio a um prejuízo de mais de 500 mil dólares em 2022 e também o fechamento de companhias aéreas de baixo custo no país como a Viva Air e a Ultra Air.
A Satena já operou uma frota bastante diversa no passado recente, que incluiu o E170, da Embraer, o antigo DC-9, o alemão Dornier 328 e até mesmo o chinês Y-12.