A pequena Air Madagascar (também chamada de Madagascar Airlines) será o novo cliente dos jatos comerciais da Embraer. Ao menos é o que afirmou Andry Rajoelina, presidente do país africano, na sexta-feira, 28.
Segundo o mandatário, a companhia aérea estatal voará com um novo jato da Embraer além de um Boeing 787-9 Dreamliner. Detalhes sobre os acordos para receber as novas aeronaves, no entanto, não foram revelados pelo governo até o momento.
“Já fechamos uma parceria. A frota da empresa será reforçada por um Embraer, que chegará em breve”, disse o chefe de estado durante uma conferência na semana passada.
A Air Madagascar opera hoje uma frota de sete turboélices ATR (seis ATR 72 e um ATR 42) além de dois velhos jatos, um 737-300 e um quadrimotor A340-300, segundo o Planespotters.
Em março, a Embraer levou o E190-E2 para um tour por países da África e fez uma apresentação em Antananarivo, capital do Madagascar.
No entanto, segundo a imprensa local, a aeronave teria capacidade para “150 passageiros”, o que é muito acima do que pode transportar o E190-E2 (114 lugares), sendo mais próxima da variante E195-E2 (até 146 assentos)
Segundo as autoridades da famosa ilha de 587 mi km², a aeronave da Embraer será usada em voos domésticos, mas também para destinos próximos como as Ilhas Maurício e até Dubai.
Por conta da prometida chegada “em breve” do jato à Madagascar, acredita-se que se trate de um acordo de leasing. Entre seus clientes, os jatos E2 têm as empresas de leasing AerCap (5 E190-E2 e 45 E195-E2), AirCastle (2 E190-E2 e 23 E195-E2), Azorra (20 E195-E2) e ICBC, da China, com 10 E195-E2.