Mais novo cliente da Embraer, a companhia aérea Myanmar Airways International (MAI) iniciou nesta terça-feira (22) voos comerciais com seu primeiro jato E190, operando quatro frequências por dia, a partir de Yangon, a cidade mais populosa de Myanmar. A empresa asiática ainda vai receber mais uma aeronave no mesmo tipo nesta semana.
A MAI também assinou um contrato para o Programa Pool de suporte com a Embraer, programa que tem a adesão de todos os operadores E-Jets na Ásia-Pacífico. São agora quatro novos clientes dos jatos brasileiros na região, excluindo a China, desde o início de 2020.[
“Nossos pilotos, atendentes de cabine, área de manutenção e toda equipe estão orgulhosos em ter o E190 servindo nossos clientes com uma experiência de voo superior”, disse Saravanan Ramasamy, CEO da MAI. “Estamos animados com essa produtiva parceria com a Embraer. A operação do E190 marca ainda outro importante momento na estratégia de expansão de frota da MAI e no desenvolvimento das rotas domésticas. Com uma demanda crescente, estamos planejando aumentar a frequência de operação com o E190 para oito voos por dia.”
Os jatos E190 de primeira geração recebidos pela MAI são alugados pela empresa de leasing CDB Aviation e anteriormente eram operados pela China Southern Airlines. As aeronaves têm cerca de oito anos de uso.
“O início dos voos com o E190 da Myanmar Airways International vai aumentar a conectividade em Myanmar”, disse Raul Villaron, Diretor da Embraer Aviação Comercial para a Ásia-Pacífico. “A companhia aérea vai se beneficiar do desempenho e da eficiência da aeronave e do generoso compartimento de carga, enquanto os passageiros aproveitam o conforto de cabine. A MAI poderá operar com total confiança porque nosso serviço e suporte de excelência está aqui para apoiá-la.”
Fundada em 1947, a MAI é uma das companhias aéreas mais antigas da Ásia em atividade, embora tenha uma atuação discreta. Até a chegada dos novos jatos Embraer, a empresa operava apenas com cinco aeronaves, sendo quatro modelos Airbus A319 e um A320, que atendem destinos na China, Índia, Singapura, Coreia do Sul, Taiwan e Tailândia. Os voos da empresa partem dos aeroportos de Yangon e Mandalay, em Myanmar (país que também é conhecido pelo nome Birmânia).
Veja mais: Embraer promete novidades sobre seus futuros turboélices em 2021