A companhia aérea vietnamita Bamboo Airways suspendeu seus voos de longa distância para destinos como Sydney, Melbourne e Frankfurt em meio a uma crise financeira severa. Na semana passada, a empresa já havia interrompido abruptamente o serviço para Londres (Gatwick). A empresa também estaria encerrando a operação com seus poucos Boeing 787-9.
Em seu site, a Bamboo publicou um comunicado em que diz passar por um processo de reestruturação de longo prazo e que está adequando e padronizando sua frota além de cortar voos com pouca demanda.
Bamboo Airways cuts long-haul flights and is expected to get rid of Boeing 787s
A Bamboo possui uma frota de 29 aeronaves, a maior parte de jatos A320 e A321 (22 aviões), mas também cinco Embraer E190 que fazem importantes ligações regionais, inclusive para ilhas turísticas do país.
Sonho de ser gigante ficou pelo caminho
A companhia, que até pouco tempo atrás fazia planos ambiciosos de contar com uma frota numerosa de Boeing 787 e até mesmo do 777X, mantinha apenas dois Dreamliners em atividade. Um terceiro jato já havia sido afastado de serviço.
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De acordo com os registros do FlightRadar24, um dos 787 restantes concluiu um voo para Melbourne no domingo, 22 de outubro, enquanto o segundo avião retornou de Frankfurt na sexta-feira e durante o fim de semana assumiu voos domésticos entre Hanoi e Ho Chin Minh.
As reservas dos voos de longa distância teriam sido canceladas a partir de novembro. De acordo com o banco de dados da Boeing, existiam 10 787-9 pendentes de entrega para a Bamboo, de um pedido original de 20 aeronavs.
A crise financeira na Bamboo ocorre em meio a uma grande expansão do mercado de transporte aéreo do Vietnã. As principais companhias aéreas do país são a low-cost VietJet e a estatal Vietnam Airlines, que estão recebendo grandes quantidades de jatos, incluindo os 737 MAX.