A Qantas não vai mais assumir a totalidade das ações da Alliance Aviation, empresa dedicada a voos charter e o chamado wet leasing, quando as aeronaves são alugadas com tripulação e serviços completos. Após a agência anti-truste da Austrália se posicionar contra o negócio, as duas empresas confirmaram o fim do acordo.
Apesar do fim do projeto, Qantas confirmou que continuará a ter a Alliance como parceira além de manter quase 20% das ações da empresa.
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Atualmente, a Alliance fornece vários jatos Embraer E190 para a rede de voos regionais QantasLink. O acordo prevê que até 30 aeronaves do modelo poderão ser usadas no futuro.
A Alliance também opera diversos voos charters com seus Fokker 100 e Fokker 70, do qual é a maior operadora mundial. As aeronaves são usadas para o deslocamento de funcionários no modelo chamado “Fly-in Fly-out” (voo de ida e volta) para empresas como mineradoras e companhias petrolíferas na Austrália.
A compra da Alliance foi anunciada pela Qantas em maio de 2022, logo após a empresa aérea fechar um grande pedido de aeronaves.
O valor proposto na época equivalia a US$ 443 milhões e a Qantas planejava utilizar os Fokker em voos para a Austrália Ocidental e Queensland.
Foi justamente por conta do prejuízo para as duas províncias que o regulador australiano decidiu barrar a fusão.