A companhia aérea russa Ural Airlines afirmou ao site Izvestia que abandonou os planos de recuperar um Airbus A320 que ficou preso em um campo de trigo na região de Novosibirsk.
A aeronave fez um pouso de emergência em 12 de setembro de 2023 após uma falha hidráulica e os pilotos escolheram uma faixa plana da fazenda para salvar a aeronave.
A operação de pouso foi bem sucedida, com nenhum dos 161 tripulantes e passageiros feridos, porém, o A320 empacou no campo de trigo.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A empresa passou então a avaliar alternativas para recuperar o jato comercial, mas nenhuma delas se mostrou viável.
Entre as opções estavam decolar de uma superfície congelada mas a densidade do subsolo se mostrou inadequada. Também chegou-se a pensar em construir uma pista convencional, mas a fazenda fica a quase 200 km de Novosibirsk, o que encarece o custo de construção.
Outras alternativas seriam levar o A320 inteiro ou em partes, neste caso por helicópteros, mas elas se mostraram impraticáveis.
Por atrapalhar a plantação, a Ural Airlines passou a pagar um aluguel pelo uso do campo de trigo ao fazendeiro, além de manter uma vigilância no local para evitar possíveis furtos.
Segundo a empresa, já foram gastos 10,5 milhões de rublos com a operação, cerca de R$ 575 mil.
“Estamos avaliando todos os riscos e devemos não utilizar esta aeronave em operação comercial, tendo em conta que nas condições atuais não há apoio do fabricante Airbus”, disse a porta-voz da Ural, Vera Gasnikova, ao Izvestia.
Perda do sistema hidráulico
O A320, matrícula RA-73805, realizava o voo U63183 entre Sochi e Omsk em setembro de 2023, porém, sofreu perda do sistema hidráulico e a tripulação decidiu alternar para o Aeroporto de Novosibirsk, que possui uma pista mais longa.
A aeronave ficou sem combustível antes de chegar ao aeroporto e fez um pouso de emergência a cerca de 185 km de Novosibirsk.
O jato voou pela primeira vez em fevereiro de 2004 e foi originalmente entregue à Air Arabia por meio de arrendamento da ILFC. Em 2013, o A320 foi transferido para a Ural Airlines, ainda em regime de arrendamento.
Desmontem o jato, de modo a aproveitar as peças possíveis para aproveitar em outras aeronaves, aluga um cargueiro com grande capacidade pra levar embora e pronto!!