A Edelweiss, companhia aérea parte do grupo Lufthansa, anunciou nesta segunda-feira (18) que está adquirindo seis widebodies Airbus A350-900 de segunda mão para renovar sua frota de longa distância.
Os jatos deverão entrar em serviço a partir de meados de 2025 e substituir cinco quadrimotores A340-300 até o final de 2026.
Os A350 faziam parte da frota da LATAM Brasil até 2021, quando a companhia aérea sediada no Chile decidiu retirá-los de serviço. As aeronaves estão armazenadas em Victorville, Califórnia (EUA), desde então.
“A modernização da frota de longo curso é um marco nos quase 30 anos de história da Edelweiss. A Edelweiss irá assim operar uma das frotas de longo curso mais jovens da Europa a partir de 2026”, disse Bernd Bauer, CEO da empresa aérea sediada em Zurique, na Suíça.
Inicialmente, os A350-900 manterão a configuração de 339 assentos aplicada pela LATAM, 30 lugares na classe executiva, 63 na econômica plus e 246 na econômica.
“Devido à escassez mundial de materiais e à redução das capacidades de manutenção e engenharia, as primeiras quatro aeronaves irão operar inicialmente na configuração original do operador com ligeiras modificações na cabine e no design da Edelweiss”, acrescentou o comunicado da transportadora.
A Edelweiss afirmou ainda que fará um retrofit na cabine no futuro, mas não estimou quando isso ocorrerá.
“O projeto do Airbus A350-900 estabelece novos padrões de eficiência com tecnologias de ponta e aerodinâmica excepcional. É uma das aeronaves de longo curso mais ecológicas do mundo”, celebrou Bauer, que também mantém o cargo de CEO da Discover Airlines.
A Edelweiss voou por algum tempo para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, mas suspendeu os serviços em meio à pandemia.