A transportadora regional sul-africana AirLink tem aproveitado a derrocada da South African Airways (SAA) para expandir sua malha de voos no país e região e para isso tem contado com a ajuda dos jatos da Embraer.
Fundada em 1992, a AirLink atuou como parceira da companhia aérea de bandeira da África do Sul até 2020, utilizando inclusive uma pintura semelhante em seus aviões.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Desde então, a companhia aérea regional se distanciou da SAA em busca de identidade própria enquanto a mais famosa transportadora sul-africana enfrentava dificuldades financeiras.
O resultado é que atualmente a Airlink conta com uma numerosa frota de 61 aeronaves, 56 delas de jatos fornecidos pela fabricante brasileira.
E mais aeronaves da Embraer estão a caminho. A empresa de leasing AerCap revelou nesta semana um novo acordo para o arrendamento de três E195 de segunda mão, um dos quais já está em serviço desde abril.
Dois outros jatos serão entregues em julho, fazendo com que a frota de E-Jets atinga 31 aeronaves. Ao todo, serão seis E195, 22 E190 e três E170.
Além disso, a AirLink opera 27 jatos ERJ, 16 da versão ERJ135 e onze ERJ140, aeronaves que voavam anteriormente na rede regional da American Airlines.
Acordo com a LATAM
A expansão da frota de E-Jets da Embraer começou a ganhar força em 2021 quando cinco E190 foram recebidos. No ano passado, a AirLink incorporou outros oito aviões da família, incluindo os três primeiros E195, repassados da Belavia pela Nordic Aviation Capital.
O crescimento da sua malha de voos chamou a atenção de companhias aéreas estrangeiras. Em maio, a LATAM Airlines fechou um acordo de interline com a AirLink para permitir conexões a partir de Joanesburgo para 40 destinos operados pela regional sul-africana.